sexta-feira, 1 de março de 2019

Teatro EDUCA na EBI Gualdim Pais

A Companhia de Teatro EDUCA passou pela EBI Gualdim Pais no dia 28 de fevereiro de 2019 para, de manhã, nos proporcionar uma leitura da obra "O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia de Mello Breyner Andresen, para os alunos do 7.º Ano, e à tarde, a sua versão do "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente, para os alunos do 9.º Ano.

Cenas da peça "O Cavaleiro":



"No regresso de uma longa peregrinação à Palestina, o Cavaleiro tem apenas um desejo: voltar a casa a tempo de celebrar o Natal com a sua família.

Nessa viagem, maravilha-se com as cidades de Veneza e Florença, e ouve histórias espantosas sobre pintores, poetas e navegadores. São muitas as dificuldades com que se depara, mas uma força inabalável parece ajudá-lo a passar essa noite tão especial com aqueles que mais ama…"1

A obra "O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia de Mello Breyner Andresen é de leitura obrigatória no 7.º Ano (Metas Curriculares do Plano Nacional de Leitura).

Cenas da peça "O Auto da Barca do Inferno":



"Depois de falecerem, um Fidalgo, um Onzeneiro, um Parvo, um Sapateiro, um Frade, uma Alcoviteira, um Corregedor, um Procurador, um Enforcado e quatro Cavaleiros chegam a um cais e encontram um Anjo e um Diabo que os transportarão ao seu derradeiro destino: o Paraíso ou o Inferno! O que dizem ao Anjo para o convencerem a levá-los para o desejado Paraíso? Como tentam fugir ao Diabo? E o que realmente terão feito em vida para merecerem um ou outro destino…?"2

"O Auto da Barca do Inferno" é uma obra de Leitura Recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para as Metas Curriculares de Leitura do 9.º Ano.

Ambas as sessões de teatro foram seguidas com muita atenção pelos alunos, que muito se riram e divertiram com as peças, sendo os atores muito aplaudidos por todos os presentes no final.

Um agradecimento ao Grupo de Educação Física pela colaboração com a BE na cedência do Pavilhão Gimnodesportivo da escola sede neste dia e aos professores que acompanharam os alunos nesta atividade realizada em articulação com o Grupo de Português.

Por fim, um agradecimento especial à Companhia de Teatro EDUCA, vinda de Lisboa para nos proporcionar teatro na escola, pelo talento e alegria demonstrados.

Para saberes mais sobre a Companhia de Teatro EDUCA:
https://teatroeduca.com/

NB1: 
Fonte da sinopse 1https://www.fnac.pt/O-Cavaleiro-da-Dinamarca-Sophia-de-Mello-Breyner-Andresen/a732235?omnsearchpos=1
Fonte da sinopse 2https://www.fnac.pt/Auto-da-Barca-do-Inferno-Gil-Vicente/a777582?omnsearchpos=4
NB2:
Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016: https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf