Perguntas Frequentes das BE (FAQ)

Perguntas Frequentes (FAQ) à BE:

 

Neste novo ano letivo de 2020/2021 há novas regras na utilização das BE. Quais são?

Para a segurança de todos, os alunos, professores e restante comunidade escolar ou educativa devem continuar a observar as regras recomendadas pela Direção-Geral de Saúde e pela RBE, e compreender e cumprir as seguintes normas:

Entrada na BE

- Há um número limite de alunos e/ou de professores que podem entrar ou permanecer dentro da BE, que deve ser respeitado. No caso da biblioteca da escola sede, o limite máximo de lotação é de 14 + 2 (Gabinete) lugares sentados e 6 lugares de pé.

- Poderá haver alguma demora na entrada da BE, em virtude da necessária higienização dos equipamentos manuseados ou ocupados pelos utilizadores da BE anteriores.

- A entrada na BE está sujeita a prioridades:

     1. Apoios educativos, mentorias e tutorias.

     2. Atividades da BE: Hora do Conto (1.ºCiclo), encontros, apresentações, experiências...

     3. Pesquisa e trabalho no computador.

     4. Estudo pessoal ou em pequeno grupo.

     5. Requisições domiciliárias.

Normas de Higiene

- Antes de se dirigirem à BE, todos devem lavar bem as mãos;

- À entrada e à saída da BE todos devem higienizar as mãos com álcool-gel.

Normas de Segurança

- Na fila para a BE e no espaço da BE os alunos e professores devem manter-se afastados entre si à distância de, pelo menos, um metro de segurança;

- Devem manter sempre a máscara no rosto;

- Como medida de prevenção, durante o seu horário, a BE permanecerá de portas e janelas abertas para arejamento do espaço.

Normas de utilização da BE

- Os utilizadores não terão acesso direto às estantes, e é necessário fazer a requisição domiciliária para todos os materiais. 

- Os documentos devolvidos serão limpos e colocados em quarentena de dez dias. 

- O material em exposição será envolvido em celofane. 

- Não será autorizado o manuseamento de jogos, devido a questões de higienização.

- Mantém-se o registo de frequência da BE (escola sede) no computador da entrada. 

- Utilização dos computadores: todos os teclados serão protegidos com película aderente e estarão a uma distância de segurança entre si para utilização individual. 

- No que respeita às requisições para leitura em sala de aula, cada aluno ou professor pode fazer a requisição domiciliária de um livro, no entanto, este apenas deverá ser manuseado apenas pelo próprio. 

- Mantém-se a requisição de tablets, para leitura individual ou em sala de aula, dependentes de requisição com alguma antecedência, que serão higienizados por cada aluno antes de serem devolvidos à BE. 

A Biblioteca mantém os serviços digitais que podem ser consultados no site do AE Gualdim Pais, no Moodle GPais e no blogue BiblioGPais.

Qual é o horário de Atendimento da BE no E@D?

Atendimento Síncrono:

O atendimento pela Professora Bibliotecária via videoconferência Zoom por agendamento no Fórum da BE no Moodle Gpais de 2.ª a 6.ª feira, entre as 10h00 - 11h00 - Atendimento a docentes, e entre as 11h00 - 12h00 - Atendimento a alunos e EE.

O atendimento para pedidos e requisições domiciliárias com a AO Emília Fernandes é às 4.ª e 5.ª feiras, entre as 09h00 - 12h30min e 14h00 - 17h00, presencialmente ou pelo telefone da EBI Gualdim Pais: 236 244 050.

Atendimento Assíncrono da BE no E@D:

Atendimento 24h/7 dias através das mensagens no Fórum Atendimento da BE - Estamos "on" da BE no Moodle GPais e no blogue bibliogpais, e via email bibliogpais@gmail.com (alunos e pais/EE) e email institucional das professoras bibliotecárias (docentes).

Como acedo ao Moodle GPais?

Pelo site do agrupamento de escolas Gualdim Pais ou diretamente, pelo endereço: http://ebigp-m.ccems.pt/

Como encontro o blogue bibliogpais?

O blogue bibliogpais pode ser encontrado aqui: http://bibliogpais.blogspot.com/ .

Posso comentar no blogue bibliogpais?

Sim, desde que os comentários respeitem a Nettiqueta, isto é, sejam respeitosos e proveitosos para todos.

Quanto tempo vão estar as BE fechadas durante o E@D?*(V. Nota no fim)

As BE permanecerão fechadas enquanto permanecerem em vigor as medidas de segurança decretadas pela Direção Geral de Saúde e pelo Governo com o encerramento das escolas no continente e ilhas devido ao estado de calamidade no país pelo Covid-19.

Mesmo reabrindo os Jardins de Infância, as bibliotecas escolares permanecem fechadas pela impossibilidade de uma limpeza do espaço e fundo documental várias vezes ao dia.

Como posso fazer a requisição domiciliária de um livro?

Podes fazer a requisição domiciliária de um livro junto da AO Emília Fernandes, às terças-feiras, entre as 09h00 e as 17h00, pelo telefone da EBI Gualdim Pais: 236 244 050.

Que cuidados devo ter no manuseamento do livro?

Deves tratá-lo com cuidado e carinho como se fosse teu.

Lava muito bem as mãos antes de o começares a ler.

Não dobres as páginas, usa um marcador de livro; tem cuidado a folhear, para não rasgares as folhas; não comas nem bebas enquanto lês, para não o sujares; não o deixes ao alcance de crianças pequenas ou dos teus animais de estimação, pois podem confundi-lo com um brinquedo e estragá-lo.

Se tiveres vontade de espirrar, usa o teu braço. Enquanto o leres, não toques na cara. Depois de o leres, lava outra vez muito bem as mãos.

Quando é que devo devolver o livro?

As requisições domiciliárias são feitas por uma semana, contando a partir do dia do empréstimo.

Enquanto este período de emergência do COVID-19 permanecer, o tempo de empréstimo foi alargado para até duas semanas.

O que devo fazer para fazer a renovação do empréstimo e por quanto tempo?

É possível renovar o empréstimo por mais uma semana, junto da assistente operacional afeta à tua BE (basta telefonar e ter o cartão de leitor à mão).

O que é que acontece ao livro quando eu o devolvo?

O livro deve ser entregue, no saco de plástico em que foi levado, à assistente operacional afeta à tua BE. O saco com o livro é levado para a biblioteca escolar onde permanecerá em quarentena numa estante à parte ou num caixote.

Depois disso, será limpo e disponibilizado para novo empréstimo domiciliário.

Posso requisitar dicionários e enciclopédias para uso domiciliário?

Não. Este tipo de documentos só são emprestados para leitura presencial na BE ou em sala de aula, na escola.

Posso requisitar DVD e jogos para uso domiciliário?

Não. Este tipo de documentos só são emprestados para leitura ou jogo presencial na BE ou em sala de aula, na escola.

Quem pode requisitar livros na biblioteca escolar?

Quem se apresentar com o cartão de leitor da Rede de Bibliotecas de Pombal.

Posso fazer leitura presencial ou estudar na BE neste momento?

Não. As bibliotecas escolares encontram-se encerradas.

A minha biblioteca escolar tem revistas e jornais?

Tem, mas não é possível emprestar para leitura domiciliária.

A minha biblioteca escolar tem e-Books ou livros em PDF?

Sim, mas estes apenas podem ser lidos nos dispositivos eletrónicos da BE (tablets).

No entanto, podes aceder ao repositório de e-books ou livros em pdf em livre acesso na Internet, organizado pelas bibliotecas escolares no Moodle GPais e no blogue das BE Bibliogpais.

Posso requisitar um tablet?

Sim, é possível.

Onde é que posso saber das novidades e notícias da minha BE?

Podes ficar a par das novidades da tua biblioteca escolar no blogue das BE BiblioGPais (http://bibliogpais.blogspot.com/), no Instagram: BE_Gualdim_Pais, Twitter: @be_pais, no Facebook do agrupamento (https://www.facebook.com/agualdimpais), no Moodle GPais (http://ebigp-m.ccems.pt/).

Onde é que posso consultar recursos e materiais de apoio ao estudo e ao Ensino à Distância criados e disponibilizados pela minha BE?

Podes consultar recursos e materiais de apoio da Biblioteca Digital das BE do AE Gualdim Pais a partir do site do AE GPais, no Moodle GPais  e no blogue das BE BiblioGPais (lateral direita, ao cimo): https://padlet.com/bibliogpais/8vzu3apfczsg.

Perdi o cartão de leitor. E agora?

Deves pedir a renovação do teu cartão na Biblioteca Municipal de Pombal, pagando a segunda via (1,50€).

O meu EE pode ter um cartão de leitor?

O cartão de leitor é fornecido pela Biblioteca Municipal de Pombal a pedido de qualquer morador do concelho de Pombal, que lhe dá acesso a todas as bibliotecas da Rede de Bibliotecas de Pombal.

Perdi o livro. O que faço?

Deves comunicar ao teu EE e à tua biblioteca escolar o sucedido, e comprar outro exemplar do mesmo livro, para entregares na BE, em substituição do livro perdido.

Estraguei o livro. E agora?

Deves comunicar ao teu EE e à tua biblioteca escolar o sucedido, e comprar outro exemplar do mesmo livro, para entregares na BE, em substituição do livro estragado.

Como procurar um livro?

Durante o horário de atendimento assíncrono ou síncrono da BE contactas as professoras bibliotecárias ou a AO afeta à tua BE (meios referidos no horário de atendimento). Também o podes procurar no catálogo online, selecionando o agrupamento de escolas Gualdim Pais: http://biblionet.cm-pombal.pt/Opac/Pages/Search/SimpleSearch.aspx

Como é que as BE devem ser limpas?

As superfícies duras internas, incluindo mesas, maçanetas, porta-livros e computadores, devem ser limpas profissionalmente. Os auscultadores de ouvido foram sinalizados como um fator de risco, e as bibliotecas devem adiar o seu uso.

Como se faz a lavagem das mãos na BE?

Deve-se seguir uma lavagem cuidadosa ou desinfeção das mãos com álcool-gel ou álcool etílico de 70º, principalmente ao manusear livros ou objetos partilhados na biblioteca. Nas bibliotecas escolares encontra-se disponível aos utilizadores álcool-gel para desinfeção das mãos, à entrada e à saída da BE.

Quanto tempo pode permanecer o vírus do COVID-19 em livros, DVD e CD?

Um estudo de janeiro de 2020 do Journal of Hospital Infection relatou que os coronavírus semelhantes ao SARS-CoV-2, responsável pelo COVID-19, podem persistir em algumas superfícies inanimadas - como metal, vidro e plástico, por até nove dias; e no papel, por quatro ou cinco dias.

Dados recentes do National Institutes of Health indicam que o SARS-CoV-2 é detetável em aerossóis por até três horas, até quatro horas em cobre, até 24 horas em papelão e talvez apenas dois a três dias em plástico e aço inoxidável.

________

* Nota: Com a declaração de pandemia pelo CoVID-19, as BE fecharam portas de 14 de março de 2020 até ao final do ano letivo de 2019/2020. Contudo, os seus serviços foram digitalizados e disponibilizados à Comunidade Educativa. As BE permanecerão abertas no ano letivo de 2020/2021 se ou enquanto houver condições de o poderem fazer.

Atualização: Os estabelecimentos de ensino e as bibliotecas escolares (BE) do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais foram encerrados por um período de 15 dias (renovável) por decreto do governamental de novo confinamento geral desde o dia 22 de janeiro de 2021. No entanto, os seus serviços digitais mantêm-se disponíveis à Comunidade Educativa através da Biblioteca Digital das BE. O serviço de requisições domiciliárias será mantido enquanto houver meios humanos afetos à BE que o possam assegurar.