domingo, 17 de março de 2019

Semana da Leitura 2019: Teatro Atrapalharte com "t'Ulisses"



No dia 14 de março, em plena Semana da Leitura, a Companhia Atrapalharte voltou a estar connosco no Pavilhão Gimnodesportivo da EBI Gualdim Pais, para a representação da muito aguardada peça "t'Ulisses", baseada nas obras "A Ilíada" e "A Odisseia" de Homero, que retrata de forma hilariante as aventuras de regresso a casa de Ulisses, o famoso herói grego que lutou na Guerra de Tróia.



Estiveram presentes os alunos das cinco turmas do 6.º ano, acompanhados pelas respetivas docentes. Estes alunos tiveram a oportunidade de lerem em sala de aula o livro "Ulisses"- adaptação de Maria Alberta Menéres, obra recomendada pelo PNL para as Metas Curriculares de Leitura no 6.º ano-, em atividade de leitura orientada pelas docentes de Português.

A peça foi seguida com muita atenção e gargalhadas dos alunos, que, no final, fizeram muitas perguntas pertinentes aos atores, em especial sobre as opções e os critérios de adaptação dramatúrgica das aventuras de Ulisses para esta peça.

Um agradecimento ao Grupo de Educação Física pela colaboração com a BE na cedência do Pavilhão Gimnodesportivo da escola sede neste dia e às professoras que acompanharam os alunos nesta atividade realizada em articulação com o Grupo de Português.

Por fim, um agradecimento especial à Companhia de Teatro Atrapalharte, vinda de Coimbra para, mais uma vez, nos encantar, fazer rir e fazer pensar.

Já ficámos com saudades! Até à próxima!


Para saberes mais sobre a peça, clica na imagem acima.
Para saberes mais sobre os Atrapalharte: http://atrapalharte.pt/

NB: Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016: https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf