sexta-feira, 22 de março de 2019

Concurso Nacional de Leitura 2019: Os Livros para a Fase Intermunicipal

Divulgamos a lista dos livros propostos para a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2019, que terá lugar em Pedrógão Grande, no dia 30 de abril.


1.º CICLO

O Tesouro de Manuel António Pina; Ilustração: Pedro Proença, Edição: Assírio & Alvim, 2014.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II. 

O Tesouro foi publicado pela primeira vez em 1994, pela Associação 25 de Abril e pela APRIL, com o alto patrocínio do Presidente da República de então, Dr. Mário Soares. Em 1999, nos 25 anos do 25 de Abril, O Tesouro deu origem ao premiado filme de João Botelho: Se a Memória Existe.

A nova edição foi enriquecida com magníficos desenhos de Pedro Proença: uma parceria que já nos habituou a outros tesouros como O Pequeno Livro da Desmatemática ou Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães.


2.º CICLO

Vinte Cinco a Sete Vozes de Alice Vieira; Ilustração: Filipe Abranches, Edição: Editorial Caminho, 2012.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 6.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Uma estudante universitária prepara um trabalho académico sobre a memória do 25 de Abril, 25 anos depois. Na fita do seu gravador vão entrando os mais diversos testemunhos, que revelam tanto sobre o fascismo e a revolução dos cravos como sobre a personalidade dos entrevistados.

Que foi que aconteceu no dia 25 de Abril de 1974? Aparentemente a resposta é fácil. Mas só aparentemente, pois tudo vai depender da idade que têm os que a ela respondem... Para os mais novos, aqueles a quem 1974 é a Pré-História, 25 de Abril, 10 de Junho, 5 de Outubro ou 1.º de Dezembro é tudo o mesmo, ou seja, é feriado e isso é que importa. Mas para os mais velhos, as coisas não são assim tão simples. Do conjunto de sete vozes diferentes se faz esta história - com um final feliz, já que a liberdade também se pode festejar de mãos dadas num centro comercial da cidade...


3.º CICLO

Uma Questão de Cor de Ana Saldanha; Ilustração: José Miguel Ribeiro, Edição: Editorial Caminho, 2002.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 5.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Quando a prenda de Natal é um computador, quem quer saber do trabalho de casa de Matemática? Todo os momentos livres são necessários para jogar uns jogos malucos.
Os pais da Nina é que não concordam. Nem o Danny, o primo que vem viver para casa dela.
Por que teve o Danny de mudar de escola? O que fazer em casos de ataques de criancice? E quando há falhas no sistema? E o Vítor, por que começa a comportar-se de forma tão palerma? Será que os amigos da Nina não compreendem que somos todos diferentes, mas todos iguais?



SECUNDÁRIO

Os livros que devoraram o meu pai. A estranha e mágica história de Vivaldo Bonfim de Afonso Cruz, Edição: Editorial Caminho, 2010.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3.º ciclo, destinado a leitura autónoma. Também recomendado para a Formação de Adultos, como sugestão de leitura.

Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.

NB: Sinopses extraídas da Wook e da Ed. Caminho.