segunda-feira, 25 de março de 2019

Exposição: "O Lobo Ibérico"


Encontram-se expostos na parede envidraçada do lado de fora da biblioteca escolar da EBI Gualdim Pais os cartazes realizados em Educação Visual pelos alunos do 6.º D e 6.º E durante o 1.º período letivo, a propósito do Dia Mundial do Animal (em 2018, o destaque foi para o lobo ibérico) e em resposta à proposta da BE* de criação de cartazes sobre este magnífico animal que se encontra ameaçado de extinção.

Depois de uma sensibilização inicial sobre as histórias reais e as fábulas e contos de fadas sobre o lobo, pretexto para nos relembrarmos do que ouvimos contar, do que lemos e do que sabemos sobre os lobos, os alunos fizeram pesquisas na biblioteca sobre o lobo ibérico e outros, e  estudaram o cartaz (história, mensagem e composição do cartaz), as teorias da cor-pigmento (simbolismo e intencionalidade da cor, contraste, harmonia, complementaridade). Por fim, partindo de imagens dos lobos reais, os alunos organizaram a composição de acordo com a mensagem a transmitir, e recorreram a técnicas  de contorno, corte e recorte, e colagem das figuras/sombras dos lobos em contexto, em diversas cartolinas de cor.

Uma vez realizadas as composições plásticas, cada trabalho foi fotografado pelo alunos com recurso aos tablets da biblioteca. Essas imagens foram depois selecionadas e utilizadas por eles para comporem o cartaz no programa Publisher nos computadores da biblioteca.

E o resultado está à vista, com trabalhos de grande qualidade. Parabéns!



NB: * Esta proposta decorreu do desafio lançado pelo Professor e Ilustrador Gémeo Luís e pelo Professor Eugénio Roda (FBAUP) de trabalhos de recorte de sombras com os alunos sobre o tema do lobo, nos workshops "LoboTolo e TotóLobo", frequentados pela Professora Bibliotecária e de Educação Visual Isabel Belchior durante o Seminário "Bibliotecas: Memória, Identidade e Património" da Rede de Bibliotecas de Pombal (21 e 22 de setembro de 2018).