quinta-feira, 18 de junho de 2020

Paul McCartney "Carpool Karaoke" - The Late Late Show with James Corden



Hoje é 18 de junho - parabéns pelo aniversário, Sir Paul McCartney!

Paul McCartney nasceu em Liverpool, a 18 de junho de 1942. É um cantor, compositor, multi-instrumentista, empresário, produtor musical, cinematográfico e ativista dos direitos dos animais britânico. Paul McCartney alcançou fama mundial como membro da banda de rock britânica The Beatles, com John Lennon, George Harrison e Ringo Starr, tendo composto temas inesquecíveis como "Yesterday", "Eleanor Rigby", "Black Bird", "The long and winding road", "Hey Jude" ou "Let it Be", entre muitos outros.  

Após a dissolução dos Beatles em 1970, McCartney lançou-se numa carreira solo de sucessos, formou uma banda com sua primeira mulher Linda McCartney, os Wings. Ele também trabalhou com música clássica, eletrónica e bandas sonoras, com temas famosos tão diversos como "Live and Let Die" do filme homónimo do James Bond, "We all stand together" do filme de desenhos animados "Rupert and the Frog Song", ou "Hope for the Future" para o videojogo "Destiny" da Activision. 

De lembrar ainda que as suas canções "Golden Slumber/Carry that Weight/The End" surgem na banda sonora do filme de desenhos animados da produtora Illumination: "Cantar!", interpretadas pela cantora Jennifer Hudson ou em interpretação orquestral.


Em 1979, o Livro Guinness dos Recordes declarou-o como o compositor musical de maior sucesso da história da música pop mundial de todos os tempos. 

Paul McCartney é um filantropo e tem defendido os direitos dos animais, manifesta-se contra o uso de minas terrestres, é a favor da comida vegetariana e é a favor da educação musical. Em 1997 foi publicada a sua biografia intitulada "Many Years From Now", autorizada pelo músico e escrita pelo britânico Barry Miles. 

Tal como os outros três músicos de The Beatles, Paul McCartney foi agraciado em 1966 com a Ordem de Membro do Império Britânico e foi o primeiro elemento dos Beatles a ser nomeado Cavaleiro e a ostentar o título de "Sir", honra que lhe foi concedida pela Rainha em 1967. 

Ele publicou em 2019 um livro com histórias de um intrépido explorador que leva os netos a viajar pelo mundo e a viver aventuras, que reúne as histórias que costumava contar aos seus oito netos: "Ei, Avozão!", com ilustrações de Kathryn Durst. 


Já em 2005 tinha escrito um livro para crianças que promove a defesa do meio ambiente e os direitos dos animais, com personagens baseadas no filme de animação "Tropic Island Hum", que deu origem ao DVD "Paul McCartney: The Music and Animation Collection". Em "Lá no cimo das nuvens", o herói da história é um esquilo, Guilhilo, que parte em descoberta de Animália, uma ilha tropical onde todos os animais são livres. As ilustrações são de Geoff Dunbar e Philip Ardagh.