quarta-feira, 10 de junho de 2020

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas



O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de Junho de 1580, data da morte de Luís Vaz de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Anjo Custódio de Portugal. Este é também o dia da Língua Portuguesa, dos cidadãos e das Forças Armadas.

A primeira referência ao caráter festivo do dia 10 de junho é no ano 1880 por um decreto real de D Luís. I que declara "Dia de Festa Nacional e de Grande Gala" para comemorar apenas nesse ano os 300 anos da hipotética data da morte de Luís Vaz de Camões a 10 de junho de 1580.

O 10 de Junho foi particularmente exaltado com o Estado Novo. Até ao 25 de Abril de 1974, o 10 de junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, este último epíteto criado por Salazar na inauguração do Estádio Nacional do Jamor em 1944. 

A partir de 1963, o 10 de Junho tornou-se numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas, numa exaltação da guerra e do poder colonial. 

Depois da Revolução do 25 de Abril de 1974, a Terceira República converteu-o no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas em 1978, com uma filosofia diferente. 

Esta data é comemorada um pouco por todo o mundo. Sendo Portugal um país que já teve colónias nos cinco continentes, este dia é comemorado pelos milhões de luso-descendentes espalhados pelo mundo e também pelos cerca de cinco milhões de emigrantes portugueses.

Curiosidade #1: Sabias que... desde o ano 2013 a comunidade autónoma da Extremadura espanhola festeja também este dia?...

Curiosidade #2: Sabias que... a pedido do rei D. Manuel I de Portugal, o Papa Júlio II instituiu em 1504 a festa do «Anjo Custódio do Reino» cujo culto já seria antigo em Portugal. O pedido terá sido feito ao papa Leão X e este autorizou a sua realização no terceiro Domingo de Julho. A sua devoção quase desapareceu depois do séc. XVII, mas seria restaurada mais tarde, em 1952, quando foi mandada inserir no Calendário Litúrgico português pelo Papa Pio XII, para comemorar o Dia de Portugal no 10 de Junho.

Terá surgido pela primeira vez na Batalha de Ourique, e a sua devoção terá dado a vitória às forças de D. Afonso Henriques permitindo-lhe vencer os mouros e autoproclamar-se rei de Portugal. 

In Wikipédia (Texto editado pela Equipa BE)
Imagem: "Anjo Custódio do Reino" de Diogo Pires, o Moço (esculpida em 1518-1520). Encontra-se no Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra. Extraída de: O Portal da História.