Planetário do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra |
No âmbito do Projeto Cientificamente Provável*, foi realizada uma visita de estudo ao Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra com os alunos do 7.º ano da EBI Gualdim Pais, organizada pelo Professor Carlos Santos em articulação com a Biblioteca Escolar.
Chegados ao Observatório, fomos guiados pelo recinto arborizado por astrofísicos que nos levaram ao Planetário para uma sessão interativa sobre o céu nocturno, os mitos e factos científicos sobre as estrelas, as constelações e os planetas do nosso sistema solar.
No Museu do Observatório |
O Astrolábio Português |
Um Quadrante usado para medir a altura dos astros. |
Depois, fomos visitar uma cúpula astronómica, a coleção museológica do Museu do Observatório constituída por instrumentos de observação e medição astronómica e geofísica, mapas e cartas celestes (sendo a maioria do espólio constituído por peças dos séc. XVIII e XIX).
O espectro-heliógrafo. |
O espectro-heliógrafo: atualmente, as imagens são captadas com auxílio do computador |
Imagens do sol captadas pelo espectro-heliógrafo. |
Um agradecimento aos nossos guias e ao Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC) por uma visita de estudo tão interessante e enriquecedora.
Para mais informações sobre o Observatório e o CITEUC visita os "websites":
No Museu PO.RO.S. - Imersão no Tempo |
A visita de estudo prosseguiu em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais e de História, com uma paragem em Conimbriga para visitar uma gruta com o professor Nuno Santos e para fazer um piquenique no Parque das Merendas, prosseguindo-se depois com visitas guiadas ao Museu PO.RO.S. (Portugal Romano em Sicó) em Condeixa, com o professor António Catarino, que muito interessou também os alunos, finalizada por um lanche no parque próximo do museu.
Como era uma "villa" construída arquitetonicamente e por dentro? |
O "Fórum" romano. |
Um agradecimento às guias do Museu PO.RO.S, aos professores que articularam e/ou colaboraram no acompanhamento desta visita de estudo, às funcionárias que acompanharam os alunos de Ed. Especial, e parabéns ao professor Carlos Santos de Físico-Química, pela atenção na sua organização e condução.
Para mais informações sobre o Museu PO.RO.S. visita o seu "website": https://www.poros.pt/
Esta visita teve como objetivos: despertar nos alunos o interesse pela ciência e pela astronomia; fomentar nos alunos o interesse pelo passado histórico e conhecer aspetos da vida romana; desenvolver as competências de observação, análise e comunicação; diversificar metodologias de ensino-aprendizagem; promover o trabalho individual e/ou de grupo e a sociabilidade entre alunos e docentes; promover regras de saber estar / conviver em sociedade; compreender as regras de uma alimentação saudável e experimentar métodos didáticos fora da sala de aula.
NB: * Para saberes mais sobre o Projeto Cientificamente Provável ao qual o Professor Carlos Santos e a Professora Lília Querido aderiram (disciplina de FQ no 7.º e 9.º ano), com a mediação da Biblioteca Escolar, clica aqui e aqui.
NB: Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016: https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf