sábado, 24 de novembro de 2018

Palestra "Cometas, asteróides e outros mundos além de Neptuno"

O Professor Doutor Nuno Peixinho no início da sua palestra.

No dia 22 de novembro, os alunos do 7.º ano estiveram presentes numa palestra proferida pelo Professor Doutor Nuno Peixinho, intitulada: "Cometas, asteroides e outros mundos para além de Neptuno".

O conhecido astrónomo do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC), sediado no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC), que se tem especializado no estudo destes corpos celestes "pequenos", ao longo da sua exposição, e de forma interativa, foi-nos apresentando imagens e muitos factos e pormenores interessantes sobre a metodologia científica atual do estudo do espaço, sobre a sua investigação em particular, e sobre a composição da nossa galáxia e mais além, satisfazendo a curiosidade dos muitos dos alunos e docentes presentes.

Antes da palestra, a Doutora Raquel Rondão, do Gabinete de Apoio à Divulgação (GAD), fez uma breve apresentação da Universidade de Coimbra, dando a conhecer os cursos científicos existentes e motivando os alunos para prosseguirem estudos futuros nessa universidade.
A Doutora Raquel Rondão na apresentação da Universidade de Coimbra.

Esta atividade está integrada no projeto "Cientificamente Provável" em parceria com a Biblioteca Escolar da EBI Gualdim Pais, de Pombal, e o CITEUC, que integra o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra.

Este projeto está a ser implementado na escola sede pelo Professor Carlos Santos, de Físico-Química, sendo a coordenação do mesmo da responsabilidade da Professora Bibliotecária Isabel Belchior.