terça-feira, 25 de setembro de 2018

Cientificamente Provável

Segundo a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), "Este programa é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Visa intensificar a promoção do conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo formas de ligação mais estreitas entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, com a intermediação das bibliotecas escolares. 
Estas parcerias serão desenvolvidas nos moldes que melhor se adequarem às entidades envolvidas, com total autonomia, podendo incluir as mais diversas atividades, planeadas para períodos de dois anos, conforme referido no documento orientador do programa." 
Em julho deste ano de 2018, a escola sede do AE Gualdim Pais integrou o programa e, neste mês de setembro, estabeleceu contactos com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria e com o Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra, com vista ao estabelecimento de parcerias entre estas instituições, o Professor Carlos Santos e a Professora Lília Querido, no âmbito da disciplina de Físico-Química. As atividades previstas são visitas de estudo, trabalhos de campo e a vinda de cientistas à BE para palestras científicas para os alunos do 7.º, 8.º e 9.º ano.
Nesta fase, a biblioteca escolar da escola sede encontra-se também a elaborar, em colaboração com os respetivos parceiros, o seu plano de ação, que passa pelo apoio na organização das palestras e pela disponibilização de meios aos alunos na pesquisa de informação para a elaboração de um artigo científico sobre os trabalhos realizados, a submeter à revista AdolesCiência no prazo de dois anos letivos.
Ainda segundo a RBE, "Em junho de 2019 abrir-se-á uma nova fase de incorporação de parceiros e projetos e de alterações aos projetos em curso.
Acreditamos que este programa irá contribuir para desenvolver, nos jovens, competências de investigação, de comunicação e de literacia da informação, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e prosseguir estudos superiores nas áreas dos seus interesses."