quinta-feira, 4 de abril de 2019

21 de março – Dia Mundial da Poesia. Concurso BE de Poesia Matemática


Ela é precisa na Biologia, na Geografia, na Medicina, na Física, na Arquitetura, na Geologia, nas Engenharias, na Metalúrgica, na Administração, na Informática… Está presente em muitas profissões. Ela faz parte do nosso dia a dia, mesmo que muitas vezes não a observemos. Está presente em tudo! Até na literatura e no cinema. Estou a falar da Matemática, obviamente! E desta vez, experimentámos juntá-la à poesia e desafiar os alunos da nossa escola a escrever poemas matemáticos. 



A Biblioteca, em articulação com as docentes de Matemática do terceiro ciclo, realizou o Concurso de Poesia Matemática. Uma ideia maluca?! Há quem diga que sim. Mas assim ficámos a saber que na nossa escola há muitos poetas! De manifestar o nosso agrado perante o facto de terem sido muitos os alunos do terceiro ciclo, a quem era destinado o concurso, a aderir a este desafio e terem elaborado trabalhos bastante interessantes, tanto a nível de escrita como de apresentação. 

De salientar ainda que na montagem da exposição tive a colaboração preciosa e eficaz dos alunos do 7.º E, a quem agradeço o facto de serem tão prestáveis. 





Os poemas vencedores do concurso foi uma aluna do 7.º D, uma aluna do 8.º A e uma aluna do 9.º B. As alunas receberam prémios (livros) da Livraria/Papelaria Soares, a quem agradeço desde já a gentileza de colaborar com a nossa escola. 

Porquê poemas matemáticos? E porque não?! Podemos escrever poesia sobre o tema que quisermos!... Ser poeta é ser livre. Ser poeta é rimar a vida. E a vida é Matemática! Nada melhor do que fazer poesia sobre a Matemática para comemorar o Dia Mundial da Poesia

A docente Paula Azevedo