sexta-feira, 27 de abril de 2018

Sensibilização sobre a Saúde Oral no Agrupamento de Escolas Gualdim Pais



Em abril e maio de 2018, a Biblioteca Escolar proporcionou atividades digitais em sala de aula com recurso a tablets para as turmas do 4.º ano da EBI Gualdim Pais e para as turmas do 1.º Ciclo do CE Carnide, entre as quais se destacou um jogo de sensibilização para a saúde oral e a alimentação, no âmbito do projeto SOBE., jogado no Kahoot!, que serviu de ponto de partida lúdico para uma reflexão sobre os nossos hábitos de higiene oral e a alimentação correta que devemos ter para uma melhor saúde geral e dos dentes, em particular. 

A Direção-Geral da Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceram um protocolo de colaboração no âmbito da prevenção da saúde oral em Portugal, formalizado pelo projeto SOBE. – Saúde Oral, Bibliotecas Escolares, ligando a saúde oral, a literacia e as bibliotecas escolares. 

No dia 20 de março deste ano, as comemorações deste projeto foram em Pombal, tendo sido assinado novo protocolo para alargar o projeto a outras áreas da saúde, para a promoção da literacia em saúde, da saúde em geral e em prevenção da doença, passando a designar-se SOBE.+. (Ver notícia publicada neste blogue aqui).

São hoje comummente conhecidas as implicações da literacia na saúde e bem-estar dos cidadãos e a importância particular no campo educativo da literacia em saúde.

O projeto S.O.B.E. - Saúde Oral, Bibliotecas Escolares -, situa-se nesta área de intervenção, tendo como principais objetivos:

1. Direcionar as atividades de promoção da leitura, da escrita e da saúde oral para as famílias e para a comunidade;
2. Constituir os alunos como elementos catalisadores das mensagens de promoção da saúde para os membros da família;
3. Trabalhar com os alunos a temática da Saúde Oral nos domínios das competências, atitudes e valores, de forma a integrar as valências específicas do projeto SOBE. no quotidiano da escola;
4. Suscitar a vontade de os estudantes explorarem o mundo da saúde oral, de forma autêntica, com meios divertidos e favorecendo o cruzamento de vários domínios do conhecimento.

In http://www.rbe.min-edu.pt/np4/1630.html ("site" consultado em 27/04/2018)

Vídeo sobre o projeto: http://www.sobe.pt/Uma-Historia-Recente