sexta-feira, 20 de abril de 2018

Exposições no exterior da BE: "Le Poisson d'Avril"

Exposição dos alunos do 3.º Ciclo da disciplina de Francês
No átrio do Bloco A da escola sede do agrupamento, perto da Biblioteca Escolar, encontra-se uma exposição intitulada "Poisson d'Avril", com peixes, peixinhos e peixões feitos de vários materiais, (qual deles mais bonito do que o outro), com frases jocosas em francês nos seus dorsos, feitos por alunos do 3.º Ciclo na disciplina de Francês, e que vai aumentando, de dia para dia. 

Fomos lá espreitar. Os alunos e docentes estão de parabéns! É uma exposição muito divertida.

Há muitas explicações para o 1 de abril se ter transformado no Dia das Mentiras. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. As suas origens são obscuras, mas a tradição festiva de pessoas serem objeto de farsas e sátiras existe em diversas culturas, desde a Antiguidade com as festas religiosas romanas das "Hilaria" celebradas a 25 de março.

O Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou, pelo Édito de Rossilhão, que o Ano Novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano se iniciava a 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como "plaisanteries" e, mais tarde, como "poisson d'avril" e mantêm-se até hoje. 

Para os adultos, estas brincadeiras de 1 de abril feitas aos familiares, amigos e colegas de trabalho, estendem-se também aos meios de comunicação social, com a circulação de notícias falsas incríveis inofensivas.

Para as crianças, consiste em aplicar um peixe de papel nas costas das pessoas a quem se quer pregar estas partidas. Assim que a brincadeira é descoberta pelo seu alvo, todos gritam: " Poisson d'avril ! " ("Peixe d'abril!")