sábado, 21 de abril de 2018

Apresentação do Kit "Like Saúde"

A Dra. Ana Cabral, Vereadora do Pelouro da Educação, a abrir a sessão.

No dia 18 de abril, nos Claustros do Paço do Concelho, decorreu uma sessão de apresentação dos novos Kits "Like Saúde" do Programa de Prevenção em Comportamentos Aditivos e Dependências em formato digital, com a Dra. Ana Cabral, Vereadora do Pelouro da Educação, a Dra. Ana Filipa Soledade (ARS-CRI Leiria), a Dra. Cristina Barroso (ACES - Pinhal Litoral - CS Pombal) e a Psicóloga Mariana Meia-Via (CMPombal) aos parceiros deste programa.

Após as boas-vindas e agradecer a presença a todos os professores, professores bibliotecários e representantes de entidades públicas presentes, a Dra. Ana Cabral fez um balanço positivo da aplicação deste programa nas escolas desde 2015, na prevenção de comportamentos de risco e no acompanhamento dos alunos, e anunciou novas formações de "Kit Like Saúde" e "Prevenção das Dependências" para docentes e assistentes operacionais nas escolas, e a formação de Jovens Voluntários.

Posteriormente, foi feita a apresentação do "Kit" digital pela Dra. Ana Filipa Soledade, com uma Parte I e Parte II, cujos conteúdos consistem num guião pedagógico que sugere diversas estratégias pedagógicas, e num PowerPoint Quiz pedagógico com cartões de "Decisão", convidando à reflexão e ao debate. 

A Dra. Ana Filipa Soledade na apresentação do "Kit Like Saúde" digital.

A Dra. Ana Filipa Soledade anunciou ainda um concurso para os alunos do ensino secundário e universitário em três modalidades: Conto literário; Animação; Conteúdos Digitais. A finalidade deste concurso será a posterior abordagem dos conteúdos do "Programa Like Saúde" através dos trabalhos dos jovens autores participantes, que os apresentarão aos alunos do 1.º Ciclo.

A seguir, a Psicóloga Mariana Meia-Via fez a apresentação do novo portal da Câmara Municipal, mais simples e intuitivo, onde se pode encontrar o "Programa Like Saúde", indo com o cursor à barra superior do ecrã e clicando em "município", atalho "Áreas de Intervenção" e, depois, em "Ação Social":

A Psicóloga Mariana Meia-Via na apresentação do novo portal da CMP.



Para saberes mais sobre o Programa "Like Saúde" clica aqui: https://www.cm-pombal.pt/accao-social/like-saude-2/

Depois da atribuição de distinções pelo sucesso da aplicação do "Programa Like Saúde" nos vários agrupamentos de escolas e estabelecimentos de educação particulares de Pombal presentes - no caso do nosso agrupamento, a distinção foi entregue à Professora Carla Franco, Coordenadora do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PPES) - seguiu-se a apresentação de um trabalho multimédia realizado pelos alunos do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Pombal, pela Dr-ª Manuela Pinto, Vice-Diretora do Agrupamento de Escolas de Pombal.