terça-feira, 17 de abril de 2018

Ricardo Frade na EBI Gualdim Pais


Ricardo Frade veio à EBI Gualdim Pais para a apresentação do seu livro "Pé Descalço", um livro onde narra a sua viagem de 13 dias da Suécia a Portugal, sozinho, sem dinheiro, sem cartões de crédito, sem telemóvel nem computador, para provar "que a esmagadora maioria dos problemas podem ser ultrapassados, com um conjunto de passos simples, mesmo que à partida pareçam intransponíveis."

Esta atividade da Biblioteca Escolar, em articulação com o Conselho de Diretores de Turma, foi proposta para as turmas do 9.º ano e CEF, e aberta a toda a Comunidade Escolar.


Numa apresentação muito interativa que envolveu e entusiasmou todos quantos estiveram presentes, este autor (e também professor, músico, consultor financeiro, empresário, orador, formador e life coach) demonstrou, de forma muito divertida, que a perceção imediata e errónea que temos das coisas nos impede de alcançar o que realmente desejamos. Ricardo Frade procurou abrir mentes e corações para a mudança de atitudes perante a vida, os nossos sonhos e projetos, com vídeos, exemplos práticos e contando episódios da sua vida e da sua viagem. 


Tal como Ricardo Frade disse ao Jornal Sol, quem quiser realmente seguir a via do empreendedorismo deve "definir as metas com clareza, estruturar um plano claro e objetivo para lá chegar (mas mantendo a flexibilidade para o ajustar pelo caminho), procurar mentores nas áreas em que sentir que o podem ajudar e acreditar, trabalhar e correr dia-a-dia para essas metas!"

E deixou um último conselho: "identifique onde está, defina para onde quer ir, procure quem o ajude, mexa-se e faça-se ao caminho, acreditando que vai conseguir! E quando aparecerem pistas, dicas, coincidências ou acasos maravilhosos, siga-os, como se fosse a seguir um rasto de migalhas!"

Ricardo Frade no final da apresentação, no momento dos autógrafos.
No final da apresentação, que foi muito aplaudida por alunos e professores, Ricardo Frade convidou todos os presentes para uma formação "Mind Set Advanced", que despertou a curiosidade e interesse de muitos.

Quem estiver interessado em obter exemplares do seu livro, pode dirigir-se à Biblioteca Escolar da escola sede. Recordamos que 10% das receitas de venda do livro revertem para o apoio da Associação para a Educação e Solidariedade "Mundos de Vida".


Citações:
Entrevista de Ricardo Frade ao Jornal Sol de 18 de novembro de 2015.
https://sol.sapo.pt/artigo/481104/entrevista-a-ricardo-frade-autor-do-livro-pe-descalco 

NB: Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016: https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf