segunda-feira, 26 de abril de 2021

Dia Mundial do Livro: Hora do Conto - Os livros sobre Abril

A Prof.ª Cristina Neto na Hora do Conto a apresentar a canção
 "E depois do Adeus" de Paulo de Carvalho

Na semana que culminou no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, e em preparação da comemoração da efeméride da Revolução do 25 de Abril de 1974, foram lidos nas bibliotecas escolares do agrupamento ou em contexto de sala de aula os livros "O Tesouro" de Manuel António Pina e "Liberdade, o que é?" de José Jorge Letria.

Depois de cada leitura de "O Tesouro", foram ouvidas as canções da Revolução dos Cravos, ou mantidos debates com os alunos, muito participados por estes, sobre os tempos da Ditadura e da Revolução.

"O Tesouro" de Manuel António Pina, com ilustrações de Evelina Oliveira, da editora Campo das Letras.

"O Tesouro" foi publicado pela primeira vez em 1994, pela Associação 25 de Abril e pela APRIL, com o alto patrocínio do Presidente da República de então, Dr. Mário Soares. Em 1999, nos 25 anos do 25 de Abril, "O Tesouro" deu origem ao premiado filme de João Botelho "Se a Memória Existe".

Querem ouvir? Uma leitura da OPÁ:  

(Opá! Associació Lusofona)


"Liberdade, o que é?" de José Jorge Letria, com ilustrações de Catarina França, Editora Ambar

Qual é a definição da liberdade? O livro de José Jorge Letria conduz o leitor numa viagem pelas diferentes formas de olhar e experimentar a liberdade, aqui recriada como uma maiores conquistas da Humanidade. 


Sugestão BE de mais um excelente livro sobre a Revolução de Abril:

Na "História de uma flor" de Matilde Rosa Araújo, encontramos nas ruas flores vermelhas por toda a parte. No peito das mulheres, dos homens, nos olhos das crianças, nos canos silenciosos das espingardas...

"História de uma flor" de Matilde Rosa Araújo, com ilustrações de João Fazenda: