quarta-feira, 10 de abril de 2019

Dia Mundial do Livro: Marcha "ManiFESTA-te pela leitura!"








segunda-feira, 8 de abril de 2019

Entrega dos Prémios Top Leitor e Concurso BE de Ilustração de 2017/2018

No dia 5 de abril de 2019, no Ginásio (Capela) da escola sede, entre as 10h50min e as 11h50min, foram entregues os prémios Top Leitor de 2017/2018 (um livro e um certificado de prémio por vencedor em cada ciclo) aos leitores mais assíduos e os prémios do Concurso BE de Ilustração das Cartas da Tabela Periódica da Kaycie D. (igualmente um livro, lápis e um certificado de prémio ou de participação ao vencedor e à segunda classificada).

Parabéns aos alunos premiados e a todos os que participaram pelo seu interesse pela leitura e pelo saber!


domingo, 7 de abril de 2019

CE Vermoil: Apresentação dos livros "Histórias da Ajudaris´18"


No Centro Escolar de Vermoil, tivemos a apresentação do livro Ajudaris 2018, no dia 27 de março.





sexta-feira, 5 de abril de 2019

"Easter Egg Hunt"



Durante a última semana do segundo período os alunos do 2º ciclo participaram na atividade “Egg Hunt”, organizada pela professora bibliotecária Manuela Nunes e as docentes de inglês do 2º ciclo. 
Esta iniciativa constou de uma “caça” aos ovos da Páscoa com início das atividades na Biblioteca Escolar, onde os alunos descobriram pistas, a partir de leituras, que os levaram a outras partes da escola. A recompensa traduziu-se em ovos de chocolate que foram muito apreciadas pelos discentes.







quinta-feira, 4 de abril de 2019

CE Carnide: Dia do Livro Infantil com "O Soldadinho de Chumbo"

"O Soldadinho de Chumbo na turma do 1.º Ano"
No Centro Escolar de Carnide, o Dia do Livro Infantil e do Autor dinamarquês Hans Christian Andersen foi comemorado com a visualização de uma curta-metragem de animação musical extraída do filme "Fantasia 2000" do Walt Disney, com música do Concerto N.º 2 de Chostakovitch: "O Soldadinho de Chumbo", uma versão diferente com final feliz do conto homónimo de Andersen. 

"O Soldadinho de Chumbo na turma do 2.º/4.º Ano"
A proposta da Professora Bibliotecária para esta Hora do Conto nas três turmas do 1.º Ciclo foi o relato ou a (re)criação literária a partir da animação musical a que os alunos assistiram, como treino de literacia da leitura (neste caso, audiovisual). 

"O Soldadinho de Chumbo na turma do 3.º Ano"
Também queres assistir ao filme?



Os resultados das composições feitas pelos alunos das três turmas foram muito interessantes, ficando expostos na escola e publicados neste blogue.

21 de março – Dia Mundial da Poesia. Concurso BE de Poesia Matemática


Ela é precisa na Biologia, na Geografia, na Medicina, na Física, na Arquitetura, na Geologia, nas Engenharias, na Metalúrgica, na Administração, na Informática… Está presente em muitas profissões. Ela faz parte do nosso dia a dia, mesmo que muitas vezes não a observemos. Está presente em tudo! Até na literatura e no cinema. Estou a falar da Matemática, obviamente! E desta vez, experimentámos juntá-la à poesia e desafiar os alunos da nossa escola a escrever poemas matemáticos. 



A Biblioteca, em articulação com as docentes de Matemática do terceiro ciclo, realizou o Concurso de Poesia Matemática. Uma ideia maluca?! Há quem diga que sim. Mas assim ficámos a saber que na nossa escola há muitos poetas! De manifestar o nosso agrado perante o facto de terem sido muitos os alunos do terceiro ciclo, a quem era destinado o concurso, a aderir a este desafio e terem elaborado trabalhos bastante interessantes, tanto a nível de escrita como de apresentação. 

De salientar ainda que na montagem da exposição tive a colaboração preciosa e eficaz dos alunos do 7.º E, a quem agradeço o facto de serem tão prestáveis. 





Os poemas vencedores do concurso foram os das alunas Margarida Gomes (7.º D), Constança Monteiro (8.º A) e Carolina Valente (9.º B). As alunas receberam prémios (livros) da Livraria/Papelaria Soares, a quem agradeço desde já a gentileza de colaborar com a nossa escola. 

Porquê poemas matemáticos? E porque não?! Podemos escrever poesia sobre o tema que quisermos!... Ser poeta é ser livre. Ser poeta é rimar a vida. E a vida é Matemática! Nada melhor do que fazer poesia sobre a Matemática para comemorar o Dia Mundial da Poesia

A docente Paula Azevedo

quarta-feira, 27 de março de 2019

EB1 Travasso: Atividade S. O. B. E.


No dia 26 de março, na sequência do Dia Mundial da Saúde Oral (20 de março), houve sessões de sensibilização sobre a saúde oral para as duas turmas da EB1 Travasso, de forma lúdica, através de um jogo do Kahoot! nos tablets da biblioteca escolar da escola sede.

A EB1 Travasso foi uma das escolas do concelho de Pombal que se inscreveu no "Projeto Escovar na Escola" do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral S. O. B. E. (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), tendo pedido e obtido 40 kits de escovagem, e cujas atividades de sensibilização para a higiene oral se encontram a decorrer.

Ficam as imagens:





Professora Bibliotecária Coordenadora Isabel Belchior

Concurso "Conta-nos uma história!": "O Gato Ferido" da Turma B da EB1 Travasso



A Raquel estava de férias de Natal em casa da avó e aproveitou a tarde de sol para ir à mata apanhar musgo para o presépio. Enquanto procurava o musgo ouviu um gemido de gato e ao procurar viu um gatinho preso numa armadilha de urso. Como não conseguia ajudá-lo sozinha, resolveu chamar os bombeiros. No final a Raquel pediu para a levarem de volta a casa pois a sua avó era veterinária e podia tomar conta dele, pois tinha a pata partida.

Trabalho elaborado pela turma B da EB1 de Travasso para o concurso "Conta nos uma história".

Parabéns à turma B e à sua Professora Cátia Sousa por aceitaram o desafio de contarem uma história usando as tecnologias digitais!

A dinamização deste concurso é assegurada pelo Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), em parceria com a Microsoft, a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI) e a Rádio ZigZag. Para mais informações, clica na imagem abaixo:


História e vídeo enviados pela Professora Cátia Sousa.
Equipa BE

segunda-feira, 25 de março de 2019

Exposição: "O Lobo Ibérico"


Encontram-se expostos na parede envidraçada do lado de fora da biblioteca escolar da EBI Gualdim Pais os cartazes realizados em Educação Visual pelos alunos do 6.º D e 6.º E durante o 1.º período letivo, a propósito do Dia Mundial do Animal (em 2018, o destaque foi para o lobo ibérico) e em resposta à proposta da BE* de criação de cartazes sobre este magnífico animal que se encontra ameaçado de extinção.

Depois de uma sensibilização inicial sobre as histórias reais e as fábulas e contos de fadas sobre o lobo, pretexto para nos relembrarmos do que ouvimos contar, do que lemos e do que sabemos sobre os lobos, os alunos fizeram pesquisas na biblioteca sobre o lobo ibérico e outros, e  estudaram o cartaz (história, mensagem e composição do cartaz), as teorias da cor-pigmento (simbolismo e intencionalidade da cor, contraste, harmonia, complementaridade). Por fim, partindo de imagens dos lobos reais, os alunos organizaram a composição de acordo com a mensagem a transmitir, e recorreram a técnicas  de contorno, corte e recorte, e colagem das figuras/sombras dos lobos em contexto, em diversas cartolinas de cor.

Uma vez realizadas as composições plásticas, cada trabalho foi fotografado pelo alunos com recurso aos tablets da biblioteca. Essas imagens foram depois selecionadas e utilizadas por eles para comporem o cartaz no programa Publisher nos computadores da biblioteca.

E o resultado está à vista, com trabalhos de grande qualidade. Parabéns!



NB: * Esta proposta decorreu do desafio lançado pelo Professor e Ilustrador Gémeo Luís e pelo Professor Eugénio Roda (FBAUP) de trabalhos de recorte de sombras com os alunos sobre o tema do lobo, nos workshops "LoboTolo e TotóLobo", frequentados pela Professora Bibliotecária e de Educação Visual Isabel Belchior durante o Seminário "Bibliotecas: Memória, Identidade e Património" da Rede de Bibliotecas de Pombal (21 e 22 de setembro de 2018).

sexta-feira, 22 de março de 2019

BE da EBI Gualdim Pais: Resultados Eleitorais "Miúdos a Votos" 2019


No dia 15 de março foram realizadas as eleições dos livros mais fixes do concurso "Miúdos a Votos" proposto pela Revista Visão Júnior em parceria com o PNL, a RBE, a CNE e a PorData.

 A votação não foi tão expressiva quanto seria de esperar, em parte, por não ter havido campanha eleitoral na escola, e em parte por esta atividade coincidir com a Greve Climática Estudantil às aulas, que levou muitos dos alunos da escola ao centro de Pombal manifestar-se.

Depois de se proceder à contagem dos votos por ciclo, apuraram-se os seguintes resultados:

No 1.º Ciclo o livro vencedor foi "O Senhor do seu Nariz e Outras Histórias" de Álvaro Magalhães.
No 2.º Ciclo houve três livros empatados:

"Como ser um unicórnio - Descobre a magia que há em ti de Sea3Po;
"Harry Potter e a Câmara dos Segredos" de J. K. Rowling;
"A Viúva e o Papagaio" de Virgínia Wolf.





No 3.º Ciclo o livro vencedor foi "A Culpa é das Estrelas" de John Green.


Concurso Nacional de Leitura 2019: Os Livros para a Fase Intermunicipal

Divulgamos a lista dos livros propostos para a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2019, que terá lugar em Pedrógão Grande, no dia 30 de abril.


1.º CICLO

O Tesouro de Manuel António Pina; Ilustração: Pedro Proença, Edição: Assírio & Alvim, 2014.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II. 

O Tesouro foi publicado pela primeira vez em 1994, pela Associação 25 de Abril e pela APRIL, com o alto patrocínio do Presidente da República de então, Dr. Mário Soares. Em 1999, nos 25 anos do 25 de Abril, O Tesouro deu origem ao premiado filme de João Botelho: Se a Memória Existe.

A nova edição foi enriquecida com magníficos desenhos de Pedro Proença: uma parceria que já nos habituou a outros tesouros como O Pequeno Livro da Desmatemática ou Perguntem aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães.


2.º CICLO

Vinte Cinco a Sete Vozes de Alice Vieira; Ilustração: Filipe Abranches, Edição: Editorial Caminho, 2012.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 6.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Uma estudante universitária prepara um trabalho académico sobre a memória do 25 de Abril, 25 anos depois. Na fita do seu gravador vão entrando os mais diversos testemunhos, que revelam tanto sobre o fascismo e a revolução dos cravos como sobre a personalidade dos entrevistados.

Que foi que aconteceu no dia 25 de Abril de 1974? Aparentemente a resposta é fácil. Mas só aparentemente, pois tudo vai depender da idade que têm os que a ela respondem... Para os mais novos, aqueles a quem 1974 é a Pré-História, 25 de Abril, 10 de Junho, 5 de Outubro ou 1.º de Dezembro é tudo o mesmo, ou seja, é feriado e isso é que importa. Mas para os mais velhos, as coisas não são assim tão simples. Do conjunto de sete vozes diferentes se faz esta história - com um final feliz, já que a liberdade também se pode festejar de mãos dadas num centro comercial da cidade...


3.º CICLO

Uma Questão de Cor de Ana Saldanha; Ilustração: José Miguel Ribeiro, Edição: Editorial Caminho, 2002.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 5.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Quando a prenda de Natal é um computador, quem quer saber do trabalho de casa de Matemática? Todo os momentos livres são necessários para jogar uns jogos malucos.
Os pais da Nina é que não concordam. Nem o Danny, o primo que vem viver para casa dela.
Por que teve o Danny de mudar de escola? O que fazer em casos de ataques de criancice? E quando há falhas no sistema? E o Vítor, por que começa a comportar-se de forma tão palerma? Será que os amigos da Nina não compreendem que somos todos diferentes, mas todos iguais?



SECUNDÁRIO

Os livros que devoraram o meu pai. A estranha e mágica história de Vivaldo Bonfim de Afonso Cruz, Edição: Editorial Caminho, 2010.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3.º ciclo, destinado a leitura autónoma. Também recomendado para a Formação de Adultos, como sugestão de leitura.

Vivaldo Bonfim é um escriturário entediado que leva romances e novelas para a repartição de finanças onde está empregado. Um dia, enquanto finge trabalhar, perde-se na leitura e desaparece deste mundo. Esta é a sua verdadeira história — contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.

NB: Sinopses extraídas da Wook e da Ed. Caminho.

Desafios de Literacia 3Di da Porto Editora: Fase Distrital


A Fase Distrital dos Desafios de Literacia 3Di da Porto Editora aconteceu o dia 20 de março, na EB23 Dr. Correia Mateus, em Leiria, onde dois dos três alunos apurados da EBI Gualdim Pais - um aluno do 5.º C e uma aluna do 6.ºB - estiveram presentes, acompanhados pela Professora Bibliotecária Isabel Belchior.

Os dois alunos semifinalistas receberam os prémios da Fase Escola e prestaram novas provas em Literacia da Matemática (5.º ano) e em Literacia Científica (6.º ano). Quanto ao prémio da aluna do 7.ºA semifinalista em Literacia da Leitura que não compareceu foi recebido pela Professora Bibliotecária que, posteriormente, o entregou à aluna.


Agora, aguardamos os resultados para breve...

CE São Simão de Litém: O Aniversário da BE



No passado dia 21 de março comemorou-se o aniversário da Biblioteca Escolar de S. Simão de Litém. O evento contou com a participação de todos os alunos, desde o Jardim Infantil até ao 1º Ciclo, professores titulares, professoras bibliotecárias e funcionárias do estabelecimento escolar.



 


A festa foi abrilhantada pelas intervenções dos alunos com poemas, lengalengas e dramatizações de várias histórias. Claro que não faltaram os bolos e também se cantaram os parabéns!




Desejamos que a Biblioteca continue a ser um polo vivo da escola e a dinamizar ações que contribuam para a formação dos nossos alunos.