O que é uma Biblioteca Digital Escolar?



O que é uma Biblioteca Digital?


Uma Biblioteca Digital é constituída por documentos digitalizados e disponibilizados "online" ao utilizador da Biblioteca.

"Na opinião de Marchiori (s\d) as modificações tecnológicas e as recentes conceções de gestão de recursos de informação têm causado uma quebra no paradigma dos modelos tradicionais de bibliotecas. O conceito de biblioteca virtual apresenta-se como uma alternativa para ampliar as condições de busca, disponibilidade e recuperação de informações de maneira globalizada, qualitativa, pertinente e racional, aliando o acesso local ao acesso remoto, com base nas redes de telecomunicação disponíveis. Tendo em conta que a escola é um lugar onde a informação é a matéria prima principal, Messina (s\d) acredita que a biblioteca digital é sem dúvida o modelo ideal de recuperação e disseminação da informação, devido, principalmente, aos vários suportes capazes de recuperá-la e disseminá-la a todos os seus utilizadores, contudo todos os utilizadores devem estar habilitados com as capacidades necessárias sob pena de construirmos um fosso cada vez maior entre quem esta dentro ou fora de um sistema, seja por razões económicas, geográficas ou culturais.

Para que a escola tenha o desenvolvimento desejado é necessário a utilização de recursos que facilitem a integração e dinamização do processo ensino-aprendizagem e entre os recursos existentes, destacamos a biblioteca digital escolar, instrumento indispensável como apoio didático pedagógico e cultural. A biblioteca digital é vista como parte integrante dos serviços da biblioteca, tirando partido das novas tecnologias para proporcionar o acesso a coleções digitais. No seu conjunto, as bibliotecas digitais complementam os arquivos digitais e outras iniciativas de preservação de recursos de informação (IFLA/UNESCO Manifesto for Digital Libraries, 2011).

Acreditamos que a biblioteca digital na escola é uma tecnologia capaz de fazer a diferença no desenvolvimento do currículo e proporcionar um avanço no processo de ensino-aprendizagem da comunidade escolar. Cruz e Assis (2004) enfantiza a biblioteca digital no ensino a distância, apresentando a importância que ela tem para a instituição."


NB: Neste blogue encontram-se hiperligações úteis para várias bibliotecas digitais. 
Destacam-se:


que se encontram em permanente atualização.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe-nos a sua opinião!
Obrigada!