quarta-feira, 3 de abril de 2019

Projeto Cientificamente Provável: Visita de Estudo ao Observatório

Planetário do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra
No âmbito do Projeto Cientificamente Provável*, foi realizada uma visita de estudo ao Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra com os alunos do 7.º ano da EBI Gualdim Pais, organizada pelo Professor Carlos Santos em articulação com a Biblioteca Escolar. 

Chegados ao Observatório, fomos guiados pelo recinto arborizado por astrofísicos que nos levaram ao Planetário para uma sessão interativa sobre o céu nocturno, os mitos e factos científicos sobre as estrelas, as constelações e os planetas do nosso sistema solar. 

No Museu do Observatório

O Astrolábio Português

Um Quadrante usado para medir a altura dos astros.
Depois, fomos visitar uma cúpula astronómica, a coleção museológica do Museu do Observatório constituída por instrumentos de observação e medição astronómica e geofísica, mapas e cartas celestes (sendo a maioria do espólio constituído por peças dos séc. XVIII e XIX).

O espectro-heliógrafo.
Por fim, visitámos o edifício do grande espectro-heliógrafo, onde vimos os instrumentos para a observação diária do sol e algumas das imagens captadas.

O espectro-heliógrafo: atualmente, as imagens são captadas com auxílio do computador

Imagens do sol captadas pelo espectro-heliógrafo.
Um agradecimento aos nossos guias e ao Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC) por uma visita de estudo tão interessante e enriquecedora.

Para mais informações sobre o Observatório e o CITEUC visita os "websites": 

No Museu PO.RO.S. - Imersão no Tempo
A visita de estudo prosseguiu em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais e de História, com uma paragem em Conimbriga para visitar uma gruta com o professor Nuno Santos e para fazer um piquenique no Parque das Merendas, prosseguindo-se depois com visitas guiadas ao Museu PO.RO.S. (Portugal Romano em Sicó) em Condeixa, com o professor António Catarino, que muito interessou também os alunos, finalizada por um lanche no parque próximo do museu.

Como era uma "villa" construída arquitetonicamente e por dentro?

O "Fórum" romano.
Um agradecimento às guias do Museu PO.RO.S, aos professores que articularam e/ou colaboraram no acompanhamento desta visita de estudo, às funcionárias que acompanharam os alunos de Ed. Especial, e parabéns ao professor Carlos Santos de Físico-Química, pela atenção na sua organização e condução.

Para mais informações sobre o Museu PO.RO.S. visita o seu "website": https://www.poros.pt/

Esta visita teve como objetivos: despertar nos alunos o interesse pela ciência e pela astronomia; fomentar nos alunos o interesse pelo passado histórico e conhecer aspetos da vida romana; desenvolver as competências de observação, análise e comunicação; diversificar metodologias de ensino-aprendizagem; promover o trabalho individual e/ou de grupo e a sociabilidade entre alunos e docentes; promover regras de saber estar / conviver em sociedade; compreender as regras de uma alimentação saudável e experimentar métodos didáticos fora da sala de aula.

NB: * Para saberes mais sobre o Projeto Cientificamente Provável ao qual o Professor Carlos Santos e a Professora Lília Querido aderiram (disciplina de FQ no 7.º e 9.º ano), com a mediação da Biblioteca Escolar, clica aqui e aqui.

NB: Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016: https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf