sábado, 27 de abril de 2019

A Cuscas também passou pelo JI Flandes!

Paulo Santos no JI Flandes
No dia 24 de abril, a Cuscas e as suas amigas passaram também pelo Jardim de Infância de Flandes para fazer uma visita aos meninos dos JI Flandes e de Alto dos Crespos. Paulo Santos, engenheiro químico, apicultor e autor das aventuras da Cuscas, contou aos meninos uma das aventuras da Cuscas, com auxílio de bonecos. Depois, ele falou aos meninos sobre as abelhas, como são e como nascem, quais são as funções das abelhas e o seu tempo de vida, a importância das abelhas na nossa alimentação e os cuidados a ter quando tivermos abelhas por perto.

"Quando vemos as abelhas de volta das flores, elas estão ocupadas a fazer 'compras' de pólen e de néctar; pagam às flores com a polinização, ou seja, com a entrega de pólen de flor em flor para a sua fertilização e transformação nos frutos de que tanto gostamos. Elas não nos fazem mal se não se sentirem ameaçadas. Só temos de ficar muito quietinhos, em silêncio... e elas vão à vida delas."


Paulo Santos mostrou ainda um vídeo com vários polinizadores: os beija-flores, as borboletas, os morcegos e as abelhas. Por fim, chegou a altura de ver as verdadeiras Cuscas, Carlota e rainha Vitória numa secção de colmeia, que fascinaram os alunos.


A Educadora Célia Domingues com alunos de volta das abelhas.
No final da apresentação, ainda houve tempo para os meninos brincarem com os bonecos da Cuscas e dos seus amigos, para provarem um pouco do seu mel e para autógrafos do autor nos livros pedidos pelos meninos.



O mel da Cuscas: tão bom, tão docinho!...
Um agradecimento ao autor Paulo Santos pela sua vinda, pelos seus livros e por tudo o que nos ensinou. Em junho estará de volta, para percorrer as bibliotecas escolares dos CE Vermoil e CE Albergaria dos Doze (dia 3 de junho); CE Carnide e CE São Simão de Litém (dia 4 de junho); EBI Gualdim Pais (5 de junho) e CE Meirinhas (6 de junho).

Igualmente um agradecimento a todos os Educadores e alunos que estiveram presentes, pelo seu interesse, alegria e colaboração nesta atividade de promoção da leitura da BE.

Sabias? As aventuras da Cuscas são recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.

NB: Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016: https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf