terça-feira, 23 de abril de 2019

A Cuscas na BE do CE Fonte Nova


O autor e apicultor Paulo Santos na BE do CE Fonte Nova.
Para comemorar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Biblioteca Escolar do CE Fonte Nova teve a visita muito especial da "Cuscas", uma abelhinha muito curiosa, das irmãs dela e da abelha rainha Vitória, cujas aventuras à descoberta dos nossos monumentos são narradas nos livros do autor e apicultor Paulo Santos. 


Em três sessões muito interativas, Paulo Santos explicou aos alunos a vida e a constituição das abelhas, sensibilizando os alunos para a importância da proteção deste inseto polinizador que se encontra muito ameaçado, e sem o qual a maior parte da nossa comida desapareceria em pouquíssimo tempo, colocando em risco as vidas de todos os seres à face da Terra. 

"O que fazem as antenas das abelhas?"


O jogo dos alimentos polinizados e não polinizados.

E depois, a surpresa: íamos ver uma secção da colmeia com abelhas vivas.
"Chiu! Nada de barulho, para não as assustarem!"

Na sessão com os alunos do pré-escolar,
Paulo Santos contou uma aventura da Cuscas com bonecos

A aluna vestida de apicultora junto da colmeia arrancou muitos aplausos.


No final da apresentação, os alunos do 1.º Ciclo e do Pré-escolar puderam ver uma secção de uma colmeia com abelhas ao vivo e degustaram o mel da Cuscas em tostinhas deliciosas. Obrigada, Cuscas! Alunos, professoras e educadoras adoraram a vossa visita.

Em todas as sessões, formou-se uma fila para ver as abelhas.
No meio delas, estava uma abelha rainha - a rainha Vitória...


O autor a autografar os livros aos alunos.
E amanhã, a Cuscas vai visitar o Jardim de Infância da Flandes!

NB: "A Cuscas no Castelo de Guimarães", "A Cuscas na Torre de Belém" e "A Cuscas no Mosteiro dos Jerónimos" são livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.


NB: Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016: https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf