quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Miúdos a Votos: Organização do Ato Eleitoral



ORGANIZAÇÃO DO ATO ELEITORAL

Para as eleições, será necessário escolher um presidente da mesa de voto, que supervisiona a urna no dia da votação e é responsável pela contagem de votos. Devem também ser constituídos grupos de alunos que acompanhem a votação e ajudem à contagem de votos (tal como acontece nas eleições políticas). É desejável que se preveja a rotatividade destes elementos ao longo do período destinado ao ato eleitoral, para não prejudicar a frequência das aulas dos alunos responsáveis.

Estes elementos devem estar escolhidos até 15 de fevereiro de 2019.

ELEIÇÕES

A votação realizar-se-á no dia 15 de março de 2019. As eleições devem decorrer preferencialmente na biblioteca da escola ou num lugar de fácil acesso a todos os alunos. O horário e o local de votação deverá ser tornado público atempadamente a todos os alunos da escola. Deverá haver uma urna de voto por cada ciclo/nível de ensino, para que se faça separadamente o escrutínio dos votos do 1º ciclo, do 2º ciclo, do 3º ciclo e do ensino secundário.
O que acontece durante a Campanha Eleitoral?

Este processo eleitoral decorrerá segundo as regras de umas eleições políticas. Assim, os boletins de voto serão obrigatoriamente os fornecidos pela organização, que os disponibilizará em formato digital às escolas participantes para que possam ser impressos atempadamente. As listas das turmas funcionarão como cadernos eleitorais.

ESCRUTÍNIO

A contagem dos votos será coordenada pelo professor bibliotecário/ professor responsável (ou quem ele designar) e pelo grupo de alunos nomeado para o efeito.

O resultado do escrutínio terá de ser comunicado até 22 de março de 2019, através do formulário a disponibilizar oportunamente. As escolas terão de guardar os votos até 12 de abril de 2019, para o caso de ser necessário fazer uma recontagem de votos.

A escola poderá tornar públicos os resultados da votação ali efetuada, se assim o entender, antes da divulgação dos resultados a nível nacional.

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS ELEITORAIS

Os resultados eleitorais a nível nacional serão apurados pela Pordata e tornados públicos numa cerimónia pública no dia 31 de maio de 2019, que contará com a participação de escolas envolvidas.

Dúvidas podem ser enviadas para miudosavotos@visao.pt

In Revista Visão Júnior