segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Concurso Nacional de Leitura 2019: Alunos do AE Gualdim Pais passam à Fase Intermunicipal!

Momento teatral sobre o património cultural de Pombal

No dia 14 de fevereiro teve lugar a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura na Biblioteca Municipal de Pombal. Estiveram presentes os alunos participantes, bem como professores, encarregados de educação e colegas de turma. Os alunos fizeram provas acerca dos livros selecionados para esta fase: um Kahoot com questões de compreensão leitora, uma prova oral de reflexão sobre o livro e uma prova de leitura. O dia decorreu bastante divertido e descontraído, tendo havido momentos de animação, com uma encenação sobre algumas lendas de Pombal e origem de algumas festas regionais tradicionais.

Prova de argumentação oral
Os alunos, professores e organizadores do evento almoçaram no refeitório da Câmara Municipal de Pombal e da parte da tarde houve um lanche para os jovens participantes.


Prova de leitura expressiva da aluna do 4.ºD
Prova de leitura expressiva da aluna do 4.ºF
Prova de leitura expressiva da aluna do 5.ºA
Prova de leitura expressiva da aluna do 5.ºE
Prova de leitura de uma aluna do 8.ºA

Prova de leitura de uma aluna do 8.ºA
No final da tarde o júri apurou os vencedores dos 1º, 2º e 3º lugares em cada categoria, que receberam um prémio em cheque e todos receberam um diploma de participação e uma lembrança (cortesia da Câmara Municipal). O 3.º lugar da categoria do 3.º Ciclo foi atribuído a uma das alunas do 8.ºA da EBI Gualdim Pais.

A aluna do 8.ºA a receber o prémio do 3.º Lugar entregue pelo Senhor Vereador

Distinguiu-se ainda um 4º lugar em cada categoria (transição direta), para integrar a próxima etapa, que irá decorrer no dia 30 de abril em Pedrógão Grande. 

O Agrupamento de Escolas Gualdim Pais está duplamente de parabéns, uma vez que ficaram apuradas para a fase intermunicipal, uma aluna do 4º D do Centro Escolar de Meirinhas em representação do 1º ciclo (4.º lugar), e uma aluna do 8º A da EBI Gualdim Pais em representação do 3º ciclo (3.º lugar).
Professoras Bibliotecárias Manuela Nunes e Isabel Belchior


NB: Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016: https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf