quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

CE Carnide: Literacia Digital na Biblioteca Escolar

Na Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Carnide iniciaram-se atividades de literacia digital para os alunos do 3.º e 4.º ano no dia 26 de fevereiro que se irão prolongar até ao final do ano letivo.

Em cada turma/ano, foram organizados três grupos de dois alunos, que desceram à BE onde, com a ajuda da Professora Bibliotecária, aprenderam as funções básicas do teclado do computador, pintando uma ficha de apoio de um teclado de PC. 


Tendo mais tempo, e seguindo as orientações da Professora M.ª Odete Carreira, os grupos de alunos do 4.º ano propuseram-se fazer um pequeno trabalho de recolha de informação na internet: "O Ciclo da Água".

Para isso, os alunos aprenderam a selecionar o Word para processar um texto, acederam ao Google, pesquisaram e selecionaram a informação mais pertinente para o seu trabalho, aprenderam a selecionar, copiar e colar um texto e uma imagem no Word, e aprenderam as funções de algumas teclas do teclado alfanumérico e de controlo que lhes permitiram escrever o título, as fontes da informação recolhida e a identificação do Grupo de Trabalho. 

De forma lúdica, os alunos descobriram o uso das teclas das maiúsculas, dos acentos gráficos e da pontuação, recorrendo também às teclas de controlo e de navegação, e encontraram as fontes de letras e tamanhos de letra na barra de ferramentas no ecrã... E (re)descobriram as funções de uma ferramenta periférica especial: o rato...

No final, o trabalho de pesquisa de cada grupo foi entregue à Professora M.ª Odete Carreira que elogiou o empenho dos alunos.

Fontes das imagens da ficha: Support Microsoft, Solinguainglesa