Em fevereiro deste ano, o Plano Nacional de Leitura lançou o renovado Programa Leitura em Família, que tem como objetivo dotar as famílias de competências e motivação para lerem com as crianças e jovens.
O programa alicerça-se em quatro eixos: investigação; formação de mediadores; ações de capacitação das famílias para a leitura; festival Leitura em Família. Prevê a articulação entre famílias, escola, biblioteca municipal e rede social municipal.
Numa primeira fase, foi lançado um estudo de investigação sobre práticas existentes de leitura em família e, até 2025, o PNL pretende que o programa atinja uma abrangência nacional, com a disponibilização de desafios de leitura em formato digital.
As candidaturas ao Programa Leitura em Família (para municípios de Portugal continental e das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, e para escolas portuguesas no estrangeiro a indicar pela DGAE), foram selecionadas segundo os seguintes critérios:
- Municípios com Adenda de Plano Local de Leitura assinada;
- Inscrição de um agrupamento de escolas TEIP;
- Disponibilidade para acolher e coorganizar o Festival de Leitura em família.
Os municípios candidataram-se a financiamento (apenas em território nacional) com uma equipa constituída por um professor bibliotecário, um bibliotecário municipal e um elemento da rede social, e os profissionais dos municípios e as famílias selecionadas pelos município (entre 40-60) receberam/receberão formação.
Para saber mais, convidamos a ler a notícia, regulamento e folheto deste Programa, constantes no sítio do
Plano Nacional de Leitura.
Fontes:
https://sicnoticias.pt/cultura/2024-02-25-Plano-Nacional-de-Leitura-quer-por-toda-a-familia-a-ler-8e1f151b
PNL: Folheto Leitura em Família
Antigo Programa de Leitura em Família
#LeituraemFamília
#PNL
#PNLLeituraemFamília