sábado, 21 de setembro de 2024

O Plano de Ação de Educação Digital da União Europeia

Lembramos o artigo de Jorge F. Borges, de 2022, intitulado "Diretrizes para ajudar os professores a combater a desinformação e a promover a literacia digital", do qual publicamos um excerto:

"Cidadania digital, literacia digital, pedagogia digital, desinformação, informação errónea, fake news, deepfake, memes, trolls, etc. Todos nós já nos deparámos com esses conceitos nas ruas virtuais do mundo digital e vimos como eles ganham peso no nosso dia a dia. As orientações que agora se apresentam são um suporte para a promoção da literacia digital no âmbito educativo, formal e não formal, que permite aos cidadãos do século XXI serem digitalmente competentes. Essas diretrizes, publicadas em outubro de 2022, são um elemento-chave do Plano de Ação de Educação Digital da União Europeia (2021-2027).

O Plano de Ação para a Educação Digital é uma iniciativa política conjunta de todos os países da UE cujo objetivo é alcançar uma educação digital de qualidade, inclusiva e acessível, oferecendo apoio a todos os estados membros para adaptar os sistemas de educação e formação à era digital. O Plano articula-se em torno de duas áreas prioritárias e catorze ações; A prioridade 2, melhorar as competências digitais e as capacidades para a transformação digital, inclui a Ação 7, orientações comuns para professores e pessoal educativo sobre a utilização da educação e formação como meio de promover a literacia digital e combater a desinformação.

(...)"

Para leres mais no site WordPress TIC, Educação e Web. A tecnologia ao serviço da educação, clica aqui.

Créditos da Imagem: FreePik