quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Setembro, Mês da Literacia

 


Estamos em setembro, o Mês da Literacia!

Ouve-se falar muito em literacia: literacia da leitura, literacia digital, literacia dos "media", literacia da informação... Mas já alguma vez te perguntaste o que é a literacia? 

Segundo a Infopédia, "literacia" é um nome feminino com três significados:

1. Capacidade de ler e escrever; alfabetismo.
2. Capacidade de usar a leitura e a escrita como forma de adquirir conhecimentos, desenvolver as próprias potencialidades e participar ativamente na sociedade.
3. Figurado: competência numa determinada área.

Neste mês lembramos as ações  que promovem a aquisição de "um conjunto de capacidades de alfabetização identificadas com a aquisição de competências básicas de leitura, escrita e cálculo e consideradas uma parte intrínseca do direito universal à educação e à aprendizagem ao longo da vida".

Tal como se encontra referido no site do Plano Nacional de Leitura, "a ONU e a UNESCO têm estado na vanguarda deste esforço global desde 1946, acompanhando as mudanças de um mundo cada vez mais digital, rico em informação e mediado por muitos tipos de textos."

O Dia Internacional da Literacia, criado pela UNESCO em 1967, comemora-se no dia 8 de setembro.
Para saberes mais, visita o site do PNL:

Fontes:
Infopédia: literacia in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-09-24 12:58:56]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/literacia