terça-feira, 1 de setembro de 2020

Estamos de volta!

Findas as férias de verão, as bibliotecas escolares estão abertas à comunidade escolar neste novo ano letivo que se inicia hoje, mas impõem-se algumas regras, limitações e restrições. 

Para a segurança de todos, os alunos, professores e restante comunidade escolar ou educativa devem continuar a observar as regras recomendadas pela Direção-Geral de Saúde e pela RBE, e compreender e cumprir as seguintes normas:

Entrada na BE

- Há um número limite de alunos e/ou de professores que podem entrar ou permanecer dentro da BE, que deve ser respeitado. No caso da biblioteca da escola sede, o limite máximo de lotação é de 14 + 2 (Gabinete) lugares sentados e 6 lugares de pé.

- Poderá haver alguma demora na entrada da BE, em virtude da necessária higienização dos equipamentos manuseados ou ocupados pelos utilizadores da BE anteriores.

- A entrada na BE está sujeita a prioridades:

     1. Apoios educativos, mentorias e tutorias.

     2. Atividades da BE: Hora do Conto (1.º Ciclo), encontros, apresentações, experiências...

     3. Pesquisa e trabalho no computador.

     4. Estudo pessoal ou em pequeno grupo.

     5. Requisições domiciliárias.

Normas de Higiene

- Antes de se dirigirem à BE, todos devem lavar bem as mãos;

- À entrada e à saída da BE todos devem higienizar as mãos com álcool-gel.

Normas de Segurança

- Na fila para a BE e no espaço da BE os alunos e professores devem manter-se afastados entre si à distância de, pelo menos, um metro de segurança;

- Devem manter sempre a máscara no rosto;

- Como medida de prevenção, durante o seu horário, a BE permanecerá de portas e janelas abertas para arejamento do espaço.

Normas de utilização da BE

- Os utilizadores não terão acesso direto às estantes, e é necessário fazer a requisição domiciliária para todos os materiais. 

- Os documentos devolvidos serão limpos e colocados em quarentena de dez dias. 

- O material em exposição será envolvido em celofane. 

- Não será autorizado o manuseamento de jogos, devido a questões de higienização.

- Mantém-se o registo de frequência da BE (escola sede) no computador da entrada. 

- Utilização dos computadores: todos os teclados serão protegidos com película aderente e estarão a uma distância de segurança entre si para utilização individual. 

- No que respeita às requisições para leitura em sala de aula, cada aluno ou professor pode fazer a requisição domiciliária de um livro, no entanto, este apenas deverá ser manuseado apenas pelo próprio. 

- Mantém-se a requisição de tablets, para leitura individual ou em sala de aula, dependentes de requisição com alguma antecedência, que serão higienizados por cada aluno antes de serem devolvidos à BE. 

Biblioteca Digital

Os serviços das BE estão também disponíveis em formato digital - As BE Gualdim Pais: Estamos “on”! – Atendimento e Serviços das BE à Distância e podem ser consultados e usufruídos no site do AE Gualdim Pais, no Moodle GPaise neste blogue (lado lateral direito, abaixo do campo de pesquisa).

Este ano, a abertura das BE a nível presencial implica um especial reforço das literacias digitais, da leitura, da informação e dos media, além do continuado apoio ao currículo e às aprendizagens. 

Como sempre, teremos a oferta de muitas atividades de promoção da leitura, animação e concursos, e desejamos a todos um excelente ano letivo com muitas leituras, sucesso escolar e alegrias.

Para esclarecimento de dúvidas, sugerimos a consulta da página Perguntas Frequentes da BE (FAQ), no lado direito deste blogue, ao cimo.