terça-feira, 1 de setembro de 2020

O "Escape Room" educativo


A Rede de Bibliotecas Escolares vem propor um novo jogo educativo em francês - S ' CAPE que pode ser desenvolvido como uma atividade verdadeiramente entusiasmante para os alunos nas aulas.

Transcrevemos a proposta:

"Construído à volta de um desafio ou de uma missão, o Escape Room educativo desenvolve o pensamento crítico, a cooperação e a colaboração. Quem está interessado em explorar este recurso, recorrendo quer a elementos físicos, quer virtuais, encontra no sítio francês S ‘CAPE um bom ponto de partida.

S ‘CAPE disponibiliza dicas e tutoriais para a criação de Escape Rooms, recursos variados, bem como artigos e testemunhos sobre a sua utilização em contexto educativo. Como num verdadeiro jogo, dá resposta a jogadores de todos os níveis:

- Nível inicial: Comece por pôr as mãos na massa, consultando infográficos com as várias etapas da construção de um Escape Room educativo e explorando a rubrica Escape Game, L’essential.

- Nível intermédio: Esclareça todas as dúvidas, partindo de perguntas que outros professores também fizeram a si próprios: J’ai conçu un Escape Game pour ma classe…mais en est-ce vraiment un? ou será que o meu recurso Permettre la fusion des cerveaux?.

- Nível avançado: Porque não propor aos alunos um Escape Room literário? (...)"

Ler mais em: https://blogue.rbe.mec.pt/escape-room-educativos-2356309