sexta-feira, 9 de março de 2018

Semana da Leitura: Concurso BE de Ilustração das Cartas da Tabela Periódica


Na Semana da Leitura 2018 que agora finda, a tua Biblioteca Escolar, em articulação com o Grupo de Físico-Química e o Grupo de Educação Visual, propõe-te um novo desafio: a criação de personagens para os últimos seis elementos químicos da Tabela Periódica, com inspiração no trabalho da designer norte-americana Kaycie Dunlop (Kaycie D.), de Minneápolis, nos Estados Unidos da América.

Em 2011 foram nomeados dois dos últimos seis elementos da Tabela Periódica: o elemento 114 FlFleróvio (em homenagem ao fundador do Laboratório Flerov da Rússia, o físico nuclear Georgy Flyorov) e o elemento 116 Lv – o Livermório (nome do Laboratório Nacional de Lawrence Livermore, criado pela Universidade da Califórnia, EUA).

Entretanto, foram propostos nomes para os últimos quatro elementos da Tabela Periódica em maio de 2016, e anunciados em 6 de junho do mesmo ano: O elemento número 113 Nh, descoberto por cientistas japoneses, recebeu o nome Nihónio (em português: Nipónio), que vem do nome do país na língua local: “Terra do Sol Nascente”; o elemento número 115 Mc foi designado por cientistas russos e norte-americanos como Moscóvio; o elemento número 117 Ts recebeu o nome Tennesso; e, finalmente, o elemento número 118 Og foi nomeado Oganésson.

Sobre a tradução dos nomes para o português, ver o artigo de Paulo M. S. Correia: "Nipónio, moscóvio, tenesso e oganésson" in Pórtico da Língua Portuguesa:
http://porticodalinguaportuguesa.pt/index.php/publicacoes/artigos/item/niponio-moscovio-tenesso-e-oganesson 

Terminada a consulta pública a 8 de novembro de 2016, e aceites os nomes, a Tabela Periódica ficou, por ora, completa:

Tabela Periódica dos Elementos Químicos - (Clica em cima para a aumentares).


De acordo com um esclarecimento emitido pela IUPAC, os elementos químicos descobertos podem ter nomes de conceitos ou de personagens mitológicas, minerais ou substâncias parecidas, de sítios ou regiões geográficas, de uma propriedade do elemento ou de um cientista.

Procura os teus professores de Física e Química, para compreenderes melhor estes elementos químicos, e a tua professora de Educação Visual, para uma orientação na composição da personagem que queres criar. Visita o blogue da autora: KcD Studios, o website onde vendem as suas cartas de jogar dos elementos químicos e onde podes ver uma visão geral dos elementos da Tabela Periódica, desenhados por ela: http://www.kcdstudios.com/

Regulamento do concurso:

1. O concurso de criação de personagem é aberto a todos os alunos do 2.º e 3.º Ciclo.

2. A personagem a criar deve representar um dos últimos seis elementos da Tabela Periódica de Elementos Químicos, a saber: os elementos 113, 114, 115, 116, 117 e 118.

3. A personagem a criar deve ser humana, desenhada ao estilo da banda desenhada europeia, norte-americana ou japonesa.

4. A personagem a criar tem de estar associada às características do elemento e/ou ao seu nome.

5. As condições acima descritas são obrigatórias. Se as personagens criadas não as cumprirem, não serão consideradas a concurso.

6. A personagem criada deve ser apresentada em suporte papel cavalinho A4, em duas versões: uma versão a preto e branco, e uma versão a cores.

7. Podem ser usados lápis de cor, canetas de feltro, aguarela, guache e/ou tinta-da-China.

8. O trabalho de ilustração a apresentar a concurso é individual.

9. Cada concorrente pode apresentar até três trabalhos – três personagens diferentes que representem três elementos diferentes, ou três propostas diferentes para um só elemento.

10. Os trabalhos devem ser devidamente identificados com o nome, número, ano, turma e idade do aluno, por trás, no canto inferior direito.

11. O prazo de entrega dos trabalhos é até ao dia 15 de junho de 2018, sexta-feira.

12. Os critérios de avaliação dos trabalhos são: originalidade (não são aceites cópias de desenhos/personagens já existentes); criatividade; e comunicação (o tipo de desenho, a composição física e psicológica – forma humana ou animal, a postura, a expressividade, emoções, o vestuário, os objetos, símbolos e cores que nos transmitam a mensagem que queremos passar – V. em especial os pontos 2 e 4).

13. Sem prejuízo da atribuição dos prémios do concurso, caso nenhum dos trabalhos apresentados preencha requisitos mínimos de qualidade ou não seja considerado adequado aos objetivos delineados nos pontos 2-9, o júri reserva-se o direito de não atribuir o prémio.

14. O júri do concurso será formado por seis elementos: a Senhora Diretora do Agrupamento de Escolas Sara Rocha, a Professora Bibliotecária Coordenadora Isabel Belchior, a Professora Bibliotecária Maria João Delgado, a Coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Lília Querido, o Professor Carlos Santos de Físico-Química, e a Coordenadora do Departamento de Expressões Otília Neves.

15. Será atribuído um primeiro prémio ao melhor trabalho para cada elemento, podendo haver lugar a menções honrosas, que também serão premiadas.

16. Da decisão do júri não haverá recurso.

17. Os trabalhos vencedores serão divulgados publicamente nos locais habituais.

18. Ao participarem no concurso, os concorrentes aceitam ceder às bibliotecas do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais os direitos de propriedade dos trabalhos selecionados.

19. Todos os trabalhos vencedores serão divulgados na exposição da BE/F/Q: “A Tabela Periódica de Elementos Químicos de Kaycie D.”, no final do ano letivo, em data a definir.