terça-feira, 13 de julho de 2021

Projeto de Leitura em Vai e Vem/Ler+ em Família/Já Sei Ler do PNL nos JI do AE Gualdim Pais (2020/2021)

 


Findo o ano letivo, é tempo de balanços dos projetos implementados pelas ou com o apoio das bibliotecas escolares. Em dezembro do ano letivo de 2020/2021 voltaram a inscrever-se no Projeto de Leitura em Vai e Vem seis Jardins de Infância (JI) do AE Gualdim Pais: os JI dos CE Albergaria dos Doze, Carnide, Fonte Nova, Meirinhas, S. Simão de Litém e Vermoil. 

Durante este ano letivo, a Biblioteca Escolar assegurou baús de leitura para os alunos dos JI e 1.º Ciclo em todos os centros escolares, com a promoção da leitura através de Horas do Conto aos dois níveis de ensino, quer presenciais, quer à distância (durante o confinamento, via Zoom). Alguns dos contos lidos: "Para onde corre a raça humana?" de Jamie Lee Curtis (il. de Laura Cornell); "O que fazer com uma ideia?" de Kobi Yamada  e "Dorme bem Cavaleiro" de David Mellig.


A pandemia do COVID-19 veio dificultar ou impedir a entrada dos EE e de outros possíveis Voluntários da Leitura nas escolas, e o segundo confinamento tornou mais difícil o prosseguimento de mais leituras em família, devido à interrupção das requisições domiciliárias. Dois JI consideraram não haver condições para o prosseguimento do projeto. 

Nos restantes JI, os alunos continuaram a ler e a partilhar com os colegas as suas leituras, contando-lhes as histórias que, em família, ouviram ler. Também as educadoras contaram mais histórias em sala de aula, e fizeram-se atividades com os novos livros adquiridos com as verbas do Plano Nacional de Leitura recebidas em 2020, no âmbito do Projeto Leitura em Vai e Vem e Ler + em Família.

Três ou mais dos livros mais apreciados pelos alunos nos Jardins de Infância:

JI do CE Albergaria dos Doze: "Com a tua pata na minha" de Jane Chapman, "O primeiro de dia da pequena coruja" de Debi Gliori; "Por aqui não há crocodilos" de Jonny Lambert.
JI do CE Carnide: "O Monstro das Cores" de Anna Llenas; "Quero um abraço" de Simona Ciraolo; "A Casa da Mosca Fosca" de Eva Fajuto; "Aqui Estamos Nós" e "Como Apanhar uma Estrela" de Oliver Jeffers; "A aranha muito ocupada" de Eric Carle; "O Cuquedo e um amor que mete medo" de Clara Cunha e Paulo Galindro; "Tio Lobo" de Xosé Ballesteros.
JI do CE Fonte Nova: "Versos de Caracá" de José Viale Moutinho; "O sapo está triste" de Max Velthuijs; "O Cuquedo" de Clara Cunha e Paulo Galindro; "A Chupeta da Nina" de Marianne Barcilon e Christine Naumann-​Villemin; "A lagartinha muito comilona" de Eric Carle.
JI do CE de Meirinhas: "A filha do Grufalão" de Júlia Donaldson; "Os rinocerontes não comem panquecas" de Anna Kemp; e o "Elmer" de David McKee.

Exemplos de atividades: No JI do CE Carnide, após a leitura aos alunos de "O Monstro das Cores" de Anna Llenas, foram recriadas as garrafas das emoções e as bolinhas das emoções pelas educadoras, em cartão pintado com a ajuda dos meninos, que os alunos todos os dias encheram com as emoções que iam experimentando ao longo do dia. (V. imagem inicial)


Ainda no JI de Carnide, na última Hora do Conto da BE deste ano letivo, como despedida, foi feita uma animada leitura encenada na BE do conto "Tio Lobo" de Xosé Ballesteros, para os alunos do ensino pré-escolar, com grande sucesso.


V. Artigo sobre a leitura encenada de "Tio Lobo" na BE, aqui.

Um dos JI que não puderam implementar o Projeto de Leitura em Vai e Vem devido à pandemia foi o JI do CE Vermoil. Contudo, ao longo do ano continuou-se a dinamizar a Hora do Conto e atividades lúdicas em torno do livro; e foi comemorado o Dia do Livro, com a oferta de um livro a cada aluno, para leitura em casa, em família.





Projeto Já Sei Ler

A turma do 1.º ano do CE Albergaria dos Doze inscreveu-se no Projeto Já Sei Ler. Apesar da pandemia, durante o ano letivo foram feitas bastantes leituras domiciliárias e lidos livros em sala de aula. Segundo a docente, "os alunos ficavam ansiosos pelo dia de requisição semanal de livros na BE, para os poderem levar para casa e ler com os pais"...

Os livros mais apreciados pelos alunos foram:
"Vejam como eles crescem - Cão"; "Vejam como eles crescem - Coelho"; "Come a Sopa, Marta!" e "Dez Dedos, Dez Segredos". Ficam as imagens de alguns trabalhos:





Para além da Hora do Conto da BE, os alunos tiveram ainda a oportunidade de assistir a um Encontro com o contador de histórias Rodolfo Castro, no dia 31 de maio.  V. notícia neste blogue aqui.

NB: Aplicadas máscaras nos rostos visíveis dos alunos nas fotos e nos nomes, em cumprimento do DEL 1495 de 2016: 

https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf