quinta-feira, 1 de julho de 2021

Navegar com a BE: QRes saber mais sobre a Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães?

Os alunos do 6.º C a lerem os códigos QR e o caderno de atividades na BE,
 acompanhados pela Professora de HGP e pela Professora Bibliotecária.

Foi concluída hoje a proposta de trabalho de pintura e exposição de um mapa-mundi da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, com a aplicação de códigos QR, criados pelos alunos do 6.º C a partir de pesquisas feitas sobre o tema durante o ensino à distância (E@D) em HGP e EV. 

A par da exposição do mapa-mundi com códigos QR, os alunos disponibilizaram também um caderno de biografias, curiosidades e passatempos (palavras-cruzadas e sopas de letras), e os códigos QR em suporte papel.


Esta foi uma proposta da biblioteca escolar cumprida de acordo com o Plano Anual de Atividades da Rede de Escolas Magalhânicas da Direção-Geral da Educação, e segundo o Projeto "Navegar com a BE" apresentado à Rede de Bibliotecas Escolares neste ano letivo. 

A atividade foi realizada no âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portugal e Educação Visual, em articulação com a BE, em DAC. 

Ficam algumas imagens das fases de execução dos trabalhos em EV e na BE.

Depois de se "envelhecer" as fotocópias do mapa com café e uma vez secas, os alunos passaram à sua pintura, com lápis de cor e canetas de feltro.


A pintura do mapa-mundi fragmentado em EV.

A montagem do puzzle do mapa-mundi e a finalização da pintura foi na biblioteca escolar. 

A montagem do mapa-mundi na BE.

A atividade de leitura dos códigos QR no mapa-mundi foi muito animada, tendo-se os alunos entusiasmado com a facilidade com que os seus telemóveis liam os códigos criados pela turma, com muitas informações, curiosidades e vídeos sobre esta assombrosa viagem:






Imagens do Caderno de Biografias e Passatempos elaborados pelos alunos:






No final, os alunos do 6.ºC manifestaram o sentimento de orgulho por um trabalho bem feito e de grande utilidade prática no apoio ao estudo e ao currículo. Fica a foto de grupo:


Quem passar pela BE por estes dias, fica a saber mais sobre esta viagem, os navegadores, os países, o património e as culturas por onde a frota de Magalhães e de Elcano passou. Basta ter a aplicação de leitura dos códigos QR no telemóvel para os poder ler.

E a exposição tem estado a despertar interesse e admiração nos utilizadores da nossa BE.



Alguns livros da BE sobre a viagem de Magalhães
 ficaram também em exposição.


Professoras Intervenientes na DAC:

Professora Bibliotecária e de EV Isabel Belchior

Professora Rosália Gameiro de HGP


NB: Aplicadas máscaras nos rostos visíveis dos alunos nas fotos, em cumprimento do DEL 1495 de 2016: