segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

"Aristides de Sousa Mendes. Memórias de um neto"- A palestra do Dr. António Moncada Sousa Mendes


No dia 25 de janeiro de 2018 pelas 10h30min, o Senhor Dr. António de Moncada Sousa Mendes esteve na Sala Polivalente C02 do nosso agrupamento para nos falar sobre as suas memórias sobre a vida e obra de seu avô, o Senhor Cônsul Aristides de Sousa Mendes.

A palestra foi dada às turmas do 6.ºC, 6.ºD, 9.ºA, 9.ºB e 9.ºC, que compareceram acompanhadas pelos seus professores e outros elementos da Comunidade Escolar, entre os quais, a Senhora Diretora Sara Rocha.

A Professora Bibliotecária Coordenadora Isabel Belchior e a Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas Ana Figueiredo deram as boas-vindas ao Senhor Dr. António de Moncada Sousa Mendes, respetivamente em nome da Equipa da Biblioteca Escolar e do Grupo de História, agradecendo-lhe por ter aceitado o convite para dar uma palestra na Semana em Memória das Vítimas do Holocausto. 

O Dr. António Moncada de Sousa Mendes iniciou então a sua palestra explicando o contexto da II Guerra Mundial em França, em junho de 1940, a Circular 14 e a Constituição Portuguesa vigente na época, referindo igualmente o elevado sentido moral e de justiça da família Sousa Mendes, presente nas várias gerações ao longo dos séculos através da frequente escolha de carreiras na jurisprudência, para uma melhor compreensão da atuação do Senhor Cônsul Aristides de Sousa Mendes.

Respondidas as perguntas dos alunos, no final da palestra, que foi muito aplaudida, alunos e docentes rodearam o Dr. António Moncada Sousa Mendes para lhe pedirem um autógrafo e uma dedicatória no seu livro "Aristides de Sousa Mendes. Memórias de um neto".



Nas despedidas, em nome da Biblioteca Escolar e do agrupamento de escolas, foi oferecido ao Dr. António Moncada Sousa Mendes um "Gualdimzinho" - um pequeno busto em porcelana pintada do patrono do agrupamento, criado pela Professora Ana Paula Cordeiro.


Nas despedidas, o Dr. António Moncada Sousa Mendes ainda conversou mais um pouco com alunos e professores: