domingo, 14 de janeiro de 2018

Já há na BE o livro "Aristides de Sousa Mendes. Memórias de um neto"!



Em preparação da visita do Dr. António Moncada Sousa Mendes no dia 25 de janeiro, já se encontram na Biblioteca Escolar da EBI Gualdim Pais vários exemplares do seu novo livro "Aristides de Sousa Mendes. Memórias de um neto", da Editora Desassossego, para venda à Comunidade Escolar, com 10% de desconto sobre o preço do editor. Também se aceitam encomendas.

Este livro conta-nos "a história do cônsul Aristides de Sousa Mendes, e de como desafiou as ordens de Salazar para salvar as vidas de 30 000 refugiados durante a II Guerra Mundial, é hoje um legado de coragem e nobreza que constitui um orgulho para todos os portugueses.

Mas quem era Aristides de Sousa Mendes? Por trás da figura heroica esconde-se um homem complexo, profundamente íntegro e religioso, devoto à família e ao país, e que foi forçado a fazer uma escolha terrível entre a sua consciência e o dever profissional, sabendo que as consequências para si seriam implacáveis.

Com recurso a um extenso arquivo fotográfico e documental, em grande parte inédito, o seu neto, António Moncada S. Mendes, desvenda o lado pessoal do cônsul e da sua família, lançando assim uma nova luz sobre a figura de um diplomata que se sacrificou para salvar a vida de muitos inocentes." (in Saída de Emergência)

O fundo documental da nossa Biblioteca Escolar também já tem um exemplar que ficará disponível para requisição domiciliária no dia seguinte à visita do autor.