domingo, 14 de janeiro de 2018

Plasticologia no Oceanário de Lisboa


Aos oceanos chegam todos os anos cerca de 8 milhões de toneladas de plástico, com um impacto enorme nas espécies e ecossistemas marinhos.

Apesar do plástico ter uma variedade enorme de utilizações, de ser um material útil, duradouro e versátil e que contribui em muitos domínios para o bem-estar humano, é urgente alertar que o seu uso de forma descontrolada tem impacto negativo no planeta e no Homem. Por esta razão, é importante sensibilizar o público sobre a problemática do plástico nos oceanos e fornecer-lhes ferramentas para conseguirem minimizar o seu impacto a este nível, através da alteração de comportamentos. 

O Oceanário de Lisboa pretende contribuir para elevar a literacia dos oceanos, em Portugal, promovendo o conhecimento dos oceanos e a vontade de contribuir para a sua conservação, tendo como base os valores da sustentabilidade e da necessidade de proteger a biodiversidade marinha.

Há sessões de educação ambiental nas escolas, dirigidas a jovens do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. A ação “Plasticologia marinha” contempla a apresentação de conteúdos sobre o lixo marinho, o desenvolvimento de atividades práticas e a oferta de um manual de “Plasticologia marinha", preparado para os professores. Este manual é uma importante ferramenta de educação, para utilizar na sala de aula, com os alunos, e inclui informação detalhada, curiosidades sobre o tema e vários desafios, a concretizar pelo professor com os alunos, que visam a diminuição do consumo de plástico não só em contexto escolar mas também familiar e no dia a dia.

O Oceanário de Lisboa desenvolve também ações de formação para professores e educadores de todos os níveis de ensino, onde são fornecidas ferramentas e desenvolvidas atividades que podem ser facilmente integradas no contexto escolar. 

O workshop "Plasticologia marinha" é certificado como ação de formação de curta duração pelo Centro de Formação de Loures Oriental.

Ações a realizar no Oceanário de novembro a maio:

18 de novembro, 15h-18h
16 de dezembro, 15h-18h
20 de janeiro, 15h-18h
24 de fevereiro, 15h-18h
10 de março, 15h-18h
14 de abril, 15h-18h
19 de maio, 15h-18h

Condições: Limitado a 20 participantes, mediante reserva prévia
Preço: 20€/participante (inclui materiais, certificado de ação de formação de curta duração e um convite para a exposição)


Ver: file:///C:/Users/f1149/Downloads/Divulgacao_Plasticologia_Oceanario_17_18.pdf