quinta-feira, 10 de junho de 2021

Encontros com a Autora Ana Santos

No dia 8 de junho, na semana em que se comemora o Dia de Camões e da Língua Portuguesa, a Biblioteca Escolar promoveu dois Encontros com a Autora Ana Santos, uma jovem designer pombalense a viver em Inglaterra, para a apresentação do seu livro "100 Dias", com as turmas do 7.ºA e 7.ºC. 

Esta atividade foi realizada em articulação com a disciplina de Português e a docente Lina Simões, e teve como convidada especialista a Dra. Lília Lopes, psicóloga clínica.

A apresentação da Autora foi realizada via Zoom, com as turmas e docentes na escola sede. Apesar das dificuldades técnicas decorrentes dos meios tecnológicos e de acesso à internet existentes (e não existentes) nos espaços onde decorreram os eventos, as apresentações foram seguidas com muita atenção por parte dos alunos, que foram participando com questões à Autora e/ou com partilha de experiências e conselhos da Autora aos (pré)adolescentes presentes.

Foram lidas algumas passagens do livro "100 Dias" pelos alunos do 7.º C, ilustrativas da forma como a Autora foi lidando com os seus sentimentos de modo a superar o fim de um relacionamento amoroso. Escrever um diário sentimental é uma das ferramentas mais importantes recomendadas pelos especialistas para se conseguir compreender, aceitar e superar uma perda, e um exemplo a seguir por quem possa estar ou vir a estar nessa situação.

A Psicóloga Clínica Lília Lopes lembrou os alunos presentes da importância do impacto que o primeiro amor tem na vida de todos, sendo sempre lembrado mais tarde. A forma como é vivida a relação e a separação irão depender de vários fatores: a autoestima, a capacidade de resiliência e a aceitação como processo essencial para um luto adequado. Relembrou o agravamento atual e dramático da violência no namoro e apelou à conscencialização e à capacidade de reflexão sobre o respeito pelo o Outro, e primeiro, por si próprio. Os namoros da adolescência deverão permitir uma reflexão e um autoconhecimento mais maduro, no sentido de interiorizar o que cada um pretende de uma relação, tendo em conta que deverá sempre ser baseada no respeito mútuo.

No final, os alunos foram convidados pela professora bibliotecária Isabel Belchior a aparecer nas sessões BE "Mal me quer, Bem me quer, muito, pouco, nada" de conversação sobre o tema do namoro - comportamentos, interesse/desinteresse, final do namoro, gestão de expectativas e gestão de sentimentos - com a Dra. Lília Lopes, a ocorrer nos dias 09/06 e 16/06/2021 (Atenção: entretanto, devido ao Estudo Amostral de aferição das Aprendizagens, a sessão do dia 16/06 passou para o dia 23/06). 

Estas sessões serão realizadas por inscrição, embora os alunos que o desejarem possam aparecer também sem inscrição prévia.

Todos os alunos foram ainda convidados a virem à BE para requisitar o livro "100 Dias" (um exemplar) e visitarem a Feira do Livro a acontecer na BE, onde mais exemplares deste livro (entre outros) se encontravam à venda.

Ficam algumas imagens:

A turma do 7.ºA a participar na sessão em sala de aula.
Ao fundo, a Dra. Lília Lopes e a docente Lina Simões.

A turma do 7.ºC na sala C2.

A Autora Ana Santos a seguir com atenção
 as recomendações da Dra. Lília Lopes.

A Dra. Lília Lopes na sua intervenção.

A Dra. Lília Lopes recordou a todos a importância
 do respeito mútuo em qualquer relação pessoal.


NB: Aplicadas máscaras nos rostos visíveis dos alunos nas fotos, em cumprimento do DEL 1495 de 2016: