terça-feira, 1 de outubro de 2019

MIBE 2019 - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, cujo tema em 2019 é "Let's Imagine"("Vamos Imaginar"), baseado no tema da conferência de 2019 da IASL "Convergência - Capacitação - Transformação: Bibliotecas Escolares". Este ano, a Associação Internacional das Bibliotecas Escolares (International Association of School Librarianship - IASL) convida os participantes a pensar e a celebrar a ligação entre livros, leitura e bibliotecas escolares e a imaginação.
Na introdução às Propostas de Atividades, é referido que "A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) assinala o Mês Internacional da Biblioteca Escolar lançando um conjunto de iniciativas que pretende suscitar nas crianças e jovens a inquietação, a tomada de consciência e o compromisso em relação a si próprios, à comunidade e ao planeta.
Para o efeito, propõe diversas situações reais, no âmbito da mobilidade sustentável (humana, científica, tecnológica, geográfica…), que exigem, por parte de cada um e de todos, uma ação refletida, urgente e continuada.
E porquê no âmbito da mobilidade sustentável? Porque esta é uma oportunidade para:
◆ Aprofundar capacidades de aprendizagem informal (leitura autónoma e autoformação);
◆ Reforçar as relações entre os agentes da comunidade e os cidadãos;
◆ Fomentar uma visão crítica a respeito do consumo excessivo.
A RBE gostaria que todas as bibliotecas escolares se associassem a esta comemoração, nomeadamente no Dia da Biblioteca Escolaradaptando o Programa proposto aos desafios e condições dos diversos territórios, para que, em tempo real, possamos, uns com os outros, partilhar estas visões e experiências da Rede. Para o efeito, a RBE criará dois hashtags (#diariografico_rbe; #vozesemrede_rbe), de modo a que as bibliotecas escolares possam publicar os seu trabalhos. Os trabalhos deverão respeitar as orientações que constam do Regulamento Geral de Proteção de Dados e da Lei n.º 58/2019, que assegura a sua execução, na ordem jurídica nacional."
Ficam as propostas de atividades:
In Blogue RBE (texto adaptado) e Propostas de Atividades. Dia Internacional da Biblioteca Escolar.