segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Semana em Memória das Vítimas do Holocausto


No dia 27 de janeiro comemora-se  o aniversário da libertação do Campo de Concentração e Extermínio Nazi Alemão de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas em 1945. Esta data foi proclamada como Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto pela Assembleia Geral das Nações Unidas*. O tema deste ano é “Jornadas pelo Holocausto”.
O Holocausto foi um momento decisivo na História da Humanidade. O regime nazi e os seus colaboradores assassinaram sistematicamente cerca de 6 milhões de judeus – homens, mulheres e crianças –, durante a Segunda Guerra Mundial, num programa continental de destruição de todas as comunidades judaicas que fossem encontradas. Guiada por uma ideologia fundamentalmente racista, a Alemanha nazi também perseguiu e matou milhões de outras pessoas (em Roma e Sinti, algumas pessoas eslavas e com deficiência) por serem consideradas de “raça inferior”, e outras por razões políticas, ideológicas ou comportamentais. 
“Nós, os últimos sobreviventes do Holocausto, estamos a desaparecer um a um. Em breve, a História falará sobre isto com a voz impessoal dos académicos e dos romancistas e, pior, com a voz malevolente dos falsificadores e negacionistas. Esse processo já começou. O Dia Internacional das Nações Unidas de Comemoração das Vítimas do Holocausto é um elo vital para a transmissão desse legado incrível para os nossos semelhantes – judeus e não judeus. A não ser que dediquemos, por meio da memória e da educação, o lugar e a atenção merecidos e comecemos, coletivamente, a respeitar o núcleo de valores universais inerentes a todos os grandes credos – espirituais e seculares – é possível que as forças vingadoras das trevas voltem a assombrar-nos novamente”. – Samuel Pisar, sobrevivente, advogado internacional, embaixador honorário da UNESCO, enviado especial para a educação sobre o Holocausto e o genocídio.
A UNESCO acredita que é essencial aprender sobre a História do Holocausto para melhor entender as causas que levam ao genocídio de sociedades e consciencializar sobre a necessidade de cultivar a paz e os direitos humanos para prevenir a violência em massa no mundo de hoje. O Dia Internacional é uma oportunidade para convidar os estados membros e o público em geral a realizar um esforço comum para homenagear as vítimas e o seu legado e, um esforço global para alertar as gerações jovens sobre os perigos das ideologias racistas e fanáticas.
In UNESCO
(Adaptação da tradução em português do Brasil para a oralidade de Portugal, pela Equipa BE)
Nota: *Este dia foi criado pela Resolução 60/7 de 1 de dezembro de 2005.