quarta-feira, 27 de abril de 2016

Teatro na Biblioteca Escolar

Teatro excede as expectativas

No passado dia 18 de abril, das 11:50 às 13:20, foi apresentada na BE a peça de teatro Os Bichos, de Miguel Torga pela companhia de teatro Atrapalharte, dirigida aos alunos do 3.º ciclo, no âmbito da disciplina de Português em parceria com a Biblioteca Escolar.
Os alunos conheciam dados do autor, sabiam que Miguel Torga nasceu em 1907 em S. Martinho de Anta, concelho de Sabrosa Trás os Montes, aldeia onde cresceu e que o havia de marcar para toda a vida. Sabiam que o seu nome de batismo era Adolfo Correia da Rocha e que adotou o pseudónimo de Miguel Torga; sabiam também que “torga” é o nome dado à urze campestre que sobrevive nas fragas das montanhas, com raízes muito duras infiltradas por entre as rochas. Sabiam também que foi um poeta português, romancista, ensaísta e autor de diversas peças de teatro e que, em Os Bichos, cada uma das histórias tem como personagem principal um animal, em luta com os elementos da natureza, Deus ou o Homem.
 Tenório e Miura foram os contos que a companhia de teatro Atrapalharte trouxe à nossa escola e os atores, de nome próprio Marta e Vítor, vestiram a pele das diferentes personagens. Antes de entrarem na biblioteca, os alunos receavam um bloco de aulas monótono mas, algum tempo depois, essa ideia caiu por terra, pois a interação com o público foi tão bem feita que, em determinada altura, se serviram de alunos e professores para também eles representarem e todos fazerem parte do mesmo espetáculo. Foi uma atuação singela, mas pincelada de tanta luz, calor e cor que conferiram à atuação unidade, convencimento e boa disposição. Foi hilariante e surpreendente! “Houve milho a voar, música de todos os géneros, trajes divertidos, declarações de amor, maratonistas e muitas plumas.”
O comportamento dos alunos foi exemplar, desligaram os telemóveis, não se levantaram, divertiram-se e, acima de tudo, respeitaram o silêncio. O ambiente na biblioteca era convidativo e atrativo e o único lamento que se ouviu foi “O quê? Já acabou?”, “Pensei que isto ia ser uma seca…

Na opinião dos alunos estas atividades são bem-vindas, pois promovem a socialização e também o gosto pela leitura e pela representação. No final, os atores ofereceram marcadores de livros tiraram-se fotografias e deram-se muitos beijinhos.
Professora Laura e turma B do 8.ºano