quinta-feira, 14 de abril de 2016

Concurso Nacional de Leitura em Leiria

No passado dia 13 de abril, decorreu a fase distrital da 10.º edição do Concurso Nacional de Leitura em Leiria, para os alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário.
Esta iniciativa foi promovida pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares, em articulação com a RTP, tendo a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira sido convidada a assumir a responsabilidade da organização da Prova de Seleção Distrital.
A prova realizou-se no Museu de Leiria e contou com a participação de cerca de 200 alunos e professores de 42 escolas oriundas dos concelhos de Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Caldas da Rainha, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Pedrógão Grande, Peniche, Pombal e Porto de Mós.
O agrupamento de Escolas Gualdim Pais esteve representado pelas alunas Laura Coelho, do 7.ºB, Rafaela Gaspar, do 8.ºB e Inês Valente do 9.º B. Os alunos do 3.º ciclo e do Ensino Secundário foram desafiados a demonstrar as suas competências de expressão escrita e oral, numa iniciativa que teve como objetivos principais a promoção do gosto pela leitura entre os jovens e fomentar o conhecimento de autores de diversas gerações e de diferentes estilos literários.
Numa primeira eliminatória, todos os participantes realizaram uma prova escrita, que permitiu apurar os 10 finalistas, 5 do 3.º ciclo e 5 do ensino secundário. As provas finais consistiram numa questão de argumentação sobre as obras lidas, na leitura expressiva de um poema e na dramatização de um excerto das obras associado a um objeto surpresa.
Ficaram apuradas para representar o Distrito na final do Concurso Nacional de Leitura no 3.º ciclo a aluna Laura Marques do Agrupamento de Escolas D. João II das Caldas da Rainha e no secundário a aluna Mariana Branco do Colégio Dr. Luís Pereira da Costa de Monte Redondo.
Parabéns aos vencedores e a todos os alunos participantes.  
As Professoras
Ana Paula Cordeiro/ Laura Fernandes