sexta-feira, 6 de junho de 2014

Visita ao Castelo Projeto “Todos juntos Podemos Ler” e “Conhecer a Cidade”

No passado dia 4 de Junho, as turmas do 4.ºG e 4.º H das professoras Patrícia Polido e Manuela Gameiro da escola sede realizaram uma visita ao Castelo de Pombal, no âmbito da parceria entre a Biblioteca Escolar, o Centro de Recursos Tecnológicos de Informação e Comunicação e a Rede de Bibliotecas Escolares/ Projeto da “Conhecer a Cidade”, onde assistiram aos filmes: “A História de um Castelo” e “A Lenda do Mouro”. O primeiro, em 3D que mostra a perspetiva histórica da formação do castelo, sempre associada à formação de Pombal e o segundo, um filme animado que relata a lenda do mouro Al-Pal-Omar.
Esta visita culminou num trabalho final que consistiu na apresentação de um ebook com adaptação da “Lenda do Mouro”, contada, ilustrada e traduzida em escrita com símbolos pelos alunos do 4.º ano da escola sede e da Educação Especial, no âmbito do Projeto "Todos Juntos Podemos Ler".
Um dos objetivos deste projeto “Todos Juntos Podemos Ler” e de qualquer escola e sociedade inclusivas é a participação plena de todos, incluindo os alunos com Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente.
A Mariana, uma menina com uma perturbação neuromusculoesquelética e com dificuldades de mobilidade, pelo que se desloca em cadeira de rodas, também realizou a referida visita. Com ela olhámos para a cidade com outros olhos, dando cumprimento a um dos objetivos do projeto “Conhecer a Cidade”, e apercebemo-nos da dificuldade em aceder a determinados espaços, nomeadamente, ao Castelo, que não tem rampas e por isso foram necessários vários braços para carregar a aluna e a sua cadeira.
Deixamos aqui o nosso apelo às entidades competentes para a resolução desta situação para que outros, como a Mariana possam sorrir e usufruir deste património que é de todos.

Ana Paula Cordeiro/ Elisabete Salgueiro