sexta-feira, 6 de junho de 2014

Apresentação do Livro Todos Diferentes, Todos Animais

No dia 28 de maio foi realizada a apresentação do Livro Todos Diferentes, Todos Animais, pela escritora Liliana Gonçalves, no Jardim de Infância e EB1 do Outeiro da Ranha, na Biblioteca Escolar da E.B.I Gualdim Pais e na Biblioteca do Centro Escolar de Albergaria dos Doze.
Esta apresentação foi promovida pela Equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais e pelo CRTIC de Pombal, no âmbito do Projeto “Todos Juntos Podemos Ler”, que têm, ainda, como parceiro o Grupo de Educação Especial.
O livroTodos Diferentes, Todos Animais é um livro inclusivo, criado em diferentes formatos, como o braille e relevo e interpretado em língua Gestual Portuguesa e em Símbolos Pictográficos para a Comunicação. Para além da sua componente lúdica, este livro promove não só o desenvolvimento de atividades de leitura com crianças com necessidades educativas especiais ou em idade pré-escola como também a participação ativa de todas as crianças tornando-a mais eficaz com a utilização das diferentes versões.
Esta obra reveste-se de um cariz lúdico e didático, ao promover atitudes mais inclusivas e ao fomentar a criação de livros e conteúdos acessíveis a crianças com necessidades especiais.
Sobre a obra poder-se-ão encontrar mais informações na página http://todosdiferentes.ipleiria.pt/pagina-exemplo/.
Sobre a apresentação do Livro no Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, poder-se-á visualizar o vídeo em http://bibliogpais.blogspot.pt/ e em http://youtu.be/O3ujSDUxMg4.
Os docentes da Equipa do CRTIC de Pombal e as professoras Bibliotecárias
Ana Paula Cordeiro; Elisabete Salgueiro; José António Henriques e Noémia Gonçalves