segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Manuela Mota Ribeiro, escreveu, representou e encantou


 Nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, a escritora Manuela Mota Ribeiro regressou ao nosso Agrupamento, para contar as suas histórias apresentando  e dando vida às personagens dos seus livros, encantando todos os presentes. A ficção e a realidade deram as mãos e, juntinhas, permitiram momentos mágicos muito envolventes.
Apesar da chuva e do frio valeu a boa vontade da Junta de Freguesia que transportou as crianças dos Jardins de Infância do Alto dos Crespos, da Charneca e da EB1 do Escoural para se juntarem aos alunos da escola sede, na Biblioteca Escolar da Escola Sede e na Biblioteca da Fonte Nova, para mais um encontro com o mundo da fantasia. Na impossibilidade de trazer outros alunos do Agrupamento à Biblioteca Escolar, a escritora deslocou-se ao Jardim do Outeiro da Ranha no dia 23 de janeiro para receber os alunos do JI e da EB1 e também as crianças dos Matos da Ranha. A maratona terminou no Jardim de Flandes e na EB1 do Escoural.       
As crianças receberam Manuela Mota Ribeiro com muito entusiasmo e, ainda que as temáticas assumissem um cariz mais sério, os alunos ouviram e comportaram-se como gente grande. A boa disposição e a descontração com que estes temas foram apresentados e estes assuntos foram discutidos permitiram e proporcionaram, a todos, momentos de grandes e ruidosas gargalhadas. Falou-se de Bulling, de Saúde Oral, Prevenção Rodoviária, Dormir bem, Alimentar-se bem, Respeitar a diferença, entre outros assuntos. Os alunos conheceram personagens das histórias da escritora, cantaram, dançaram, fizeram coreografias e demonstraram a sua curiosidade e espontaneidade colocando muitas perguntas e, no final, uns atrás dos outros, fizeram grandes filas para um momento especial, a sessão de autógrafos com a escritora.
A Biblioteca Escolar agradece às Juntas de Freguesia pelo apoio prestado e faz um agradecimento especial à escritora que, pela segunda vez neste ano letivo, proporcionou momentos únicos… foi possível sonhar!
                          


                                                                            Laura Fernandes e Ana Paula Cordeiro