terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Exposição Pequeno Grande C


Decorreu entre o dia 5 de dezembro e 8 de janeiro, na Biblioteca Escolar da Escola Sede, a exposição itinerante das 16 obras vencedoras do Concurso O Pequeno Grande ©.
Esta é uma iniciativa da co-autoria da Associação para a Gestão da Cópia Privada e da Fundação Calouste Gulbenkian, dirigida às escolas do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, onde se leva a concurso um livro de autor e se procura premiar a singularidade e a originalidade expressas numa criação coletiva, pelos jovens autores. 
Trata-se de um pequeno grande projeto que tem como objetivos a educação e a sensibilização do público mais jovem para a criatividade, estimulando a sua fantasia através de diferentes práticas artísticas.
Os alunos e os professores do Centro Escolar de S. Simão de Litém de 2013/2014, adaptaram e ilustraram, com muito entusiasmo e dedicação, as histórias Martinho o Cavaleiro Marinho, criadas pelos alunos do 1.º ciclo no ano letivo 2012/2013, no âmbito do projeto da Biblioteca Escolar Todos a Ler, levando 4 livros ao concurso Pequeno Grande C.
Visitaram a Exposição cerca de 100 alunos autonomamente e 5 turmas dos vários ciclos de ensino básico, em visita guiada. Nestas visitas os alunos puderam contactar mais de perto com algumas obras e visualizar filmes sobre as mesmas. Todos os participantes e colaboradores ficaram com “água na boca” e anseiam poder voltar a participar numa próxima edição deste concurso.



                                                                                          Ana Paula Cordeiro e Laura Fernandes