A educadora Fátima Santos "vestiu" a pele do Tio Lobo, enquanto a professora bibliotecária alternava as vozes e gestos do narrador com as das restantes personagens. A dramatização foi tão vivida que os alunos, por vezes, saltavam dos seus lugares, com o entusiasmo e expectativa do que iria acontecer a seguir...
Os alunos seguiram a dramatização sempre com muita atenção, participando animadamente com gestos, imitando as personagens, dando respostas, completando frases, contando pelos dedos os bolinhos comidos por aquela menina gulosa...
O Tio Lobo tinha que se vestir, sempre que a Carmela lhe tocava à porta... |
Esta atividade de final de ano letivo foi realizada de portas abertas para o espaço da Junta de Freguesia, aberto para a rua, para permitir o arejamento possível*. As duas turmas mantiveram-se separadas e os alunos compreenderam a necessidade de as estantes ainda estarem com fitinhas, por causa dos "bichinhos" da pandemia, lembrando todos os meninos de pedirem sempre à professora bibliotecária ou às educadoras os livros que querem ver.
E porque todos os cuidados preventivos continuam a ser poucos, no final da atividade, alunos, educadoras, auxiliares e professora bibliotecária passaram de novo as mãos por álcool-gel.
Querem conhecer a história do "Tio Lobo", escrita por Xosé Ballesteros e ilustrada por Roger Olmos?
Assistam ao vídeo abaixo, criado pela editora Kalandraka:
*NB1: Não foi ligado o ar condicionado por ser um circuito fechado. Sendo uma BE situada numa cave, não há janelas que permitam arejamento em corrente de ar.
NB2: Aplicadas máscaras nos rostos visíveis dos alunos nas fotos, em cumprimento do DEL 1495 de 2016:
https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf