domingo, 14 de fevereiro de 2021

14 de fevereiro - Dia dos Namorados - Mordillo

 

Mordillo, "Estrelas"


Mordillo no seu estúdio

Biografia do Autor

Guillermo Mordillo, ou mais popularmente, Mordillo (Buenos Aires, 4 de agosto de 1932 - 30 de Junho de 2019) foi um cartunista e ilustrador conhecido internacionalmente pelas suas ilustrações humorísticas caracterizadas pelo uso abundante da cor e ausência de texto, focadas na crítica social e de costumes, desporto (especialmente futebol e golfe), romance e animais. Os seus livros e os seus  "puzzles" não só nos fazem rir e pensar, como nos deixam maravilhados pela complexidade crescente dos pormenores.


Mordillo, "O Beijo"

Nascido na Argentina, de pais imigrantes espanhóis, Mordillo iniciou sua carreira no estúdio de animação Burone Bruché. Em mais de cinquenta anos, Mordillo ilustrou livros infantis, desenhou campanhas publicitárias, cartões comemorativos e inúmeros cartunes, tendo vivido e trabalhado no Peru, Estados Unidos da América, França e Espanha, para diversos veículos e empresas de comunicação.

"Aos 34 anos, estava a viver em Paris quando fiquei sem trabalho. Então, pus-me a fazer desenhos para ganhar a vida. Como não sabia falar o idioma corretamente, fi-los sem palavras. Esta foi uma decisão que tomei por necessidade e instinto." - disse Mordillo, certa vez, explicando a origem dos seus cartunes silenciosos.

Mordillo, "Serenata"

Mordillo numa exposição dos seus cartunes

Ao longo de sua carreira, Mordillo recebeu uma série de prémios e homenagens. De entre eles, o prémio "Yellow Kid" na 16.ª Feira internacional de BD de Lucca, Itália, em 1984, e os títulos de "Professor Honorário de Humor", em 1997 e Professor Catedrático Honorário de Humor, em 2002, na Universidade de Alcalá de Henares, na Espanha.

Obras de leitura recomendada pela BE.

Para veres as suas obras, visita o site oficial: http://mordillo.com/ 

In Wikipédia (texto adaptado pela Equipa da BE) e El Independiente.com.ar