sábado, 29 de junho de 2019

Visita formativa às Bibliotecas de Lisboa - Uma iniciativa das BE do AE Gualdim Pais

Biblioteca do MNArqueologia
No dia 28 de junho de 2019, o pessoal docente e não-docente afeto às bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais participou numa visita a Lisboa sob o tema “Bibliotecas de Lisboa”. Esta visita teve como objetivo conhecer a realidade de outras bibliotecas existentes no nosso país, aprender procedimentos com os técnicos destas instituições e o convívio entre os participantes. 


O dia começou no Mosteiro dos Jerónimos, mais propriamente no Museu Nacional de Arqueologia e sua biblioteca, locais onde nos foi proporcionada a visita à sala de leitura e aos arquivos e à zona de conservação e restauro de objetos arqueológicos. 
Sala Egípcia no MNArqueologia
Foi-nos dado a conhecer o trabalho de organização de documentos e objetos desta instituição, e publicações emanadas por este organismo, bem como observar ao vivo o espólio deixado pelo seu fundador José Leite de Vasconcelos. No final da manhã, ainda houve tempo para fazer uma breve visita à Sala Egípcia e à Sala do Tesouro.

Sala do Tesouro no MNArqueologia
Após o almoço, o grupo deslocou-se à Biblioteca Nacional de Portugal onde foi possível visitar a zona de referência, a sala de leitura geral, a sala de microfilmes, os arquivos, a sala da leitura para invisuais e o trabalho técnico realizado no tratamento de livros, descrição de imagens e gravação áudio para invisuais.
Sala de Leitura Geral da BNP



 





PC com teclado adaptado para invisuais
 e sistema de gravação áudio 

Sala de Leitura para Invisuais

Tecnologia de ampliação/contraste disponível
 para leitores com grande deficiência de visão.


Sala dos microfilmes
Ainda pudemos espreitar a exposição patente nesta biblioteca denominada “Do Convento ao Campo Grande”, que nos deu uma perspetiva das instalações da BNP, antes da sua mudança para o Campo Grande.




Um agradecimento a estas duas instituições culturais por nos proporcionarem esta visita formativa que tanto interesse suscitou nos participantes, e à Vereação da Educação da Câmara Municipal de Pombal, por nos disponibilizar o transporte.

Para saber mais:
Museu Nacional de Arqueologia:  http://www.museunacionalarqueologia.gov.pt/?p=3285
Biblioteca Nacional de Portugal:   http://www.bnportugal.gov.pt/ 

NB: As imagens do Museu Nacional de Arqueologia publicadas neste artigo pertencem a este museu e foram obtidas a partir do seu website, devido à proibição de captação de imagens.