Exposição de cartões de S. Valentim no exterior da BE (Átrio do Bloco A) |
No dia 14 de fevereiro assinalou-se mais uma data festiva: Dia de São Valentim.
Reza a lenda que na Roma antiga o imperador Cláudio II (séc. III) pretendia formar um grande exército, e para isso havia decretado a proibição de celebrar casamentos com o intuito de levar os jovens a alistarem-se mais facilmente. O bispo Valentim acreditava que os jovens deviam casar para que continuassem a constituir família, impedindo assim que se alistassem no exército. Deste modo, continuou a casar os jovens em segredo apesar da proibição.
A prática foi descoberta e Valentim foi preso. Durante o tempo de cativeiro era visitado por jovens que lhe atiravam flores e bilhetes com mensagens dizendo que ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que lhe deixavam mensagens estava uma jovem cega, filha do carcereiro de Valentim. A rapariga conseguiu permissão do pai para visitar Valentim na prisão. Os dois acabaram por se apaixonar e, milagrosamente, a rapariga recuperou a visão.
Valentim foi condenado à morte e decapitado a 14 de fevereiro do ano 270, tendo sido, durante muito tempo, considerado um mártir pela igreja católica. É por esse motivo que, em muitos países, se celebra esta data como o Dia dos Namorados.
Para celebrar este dia os alunos do 2º e 3º ciclos elaboraram cartões e escreveram missivas de amor e amizade em Português, Francês e Inglês. Esta iniciativa do Departamento de Línguas, levou a um grande afluxo de jovens ao átrio da escola, onde foram afixados os cartões, para tentarem descobrir os remetentes de tais mensagens.
Os alunos ajudaram os professores a montar a exposição no exterior da BE. |