terça-feira, 30 de outubro de 2018

MIBE: Formação de Utilizador BE

Durante o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), os alunos foram convidados a visitarem a sua Biblioteca Escolar, para uma visita guiada, um bibliopaper e/ou atividades em comemoração deste mês.

Assim, na Escola Básica Integrada Gualdim Pais, este ano letivo houve visitas guiadas à Biblioteca Escolar para todos os alunos do 1.º e 5.º Anos, acompanhados pelos seus Diretores de Turma, e para outros alunos que, novos na escola, ainda não estivessem familiarizados com o espaço, serviços e regras de funcionamento.


Aos alunos do 1.º ano, no final das visitas guiadas, foram lidos poemas ou construída uma história com eles, baseada no livro de Béatrice Rodriguez "A Pesca"; e aos alunos do 5.º ano foi oferecido um marcador com os serviços e regras da Biblioteca Escolar, para os alunos pintarem e construírem (atividade lúdica).

Na Biblioteca Escolar do Centro Escolar Carnide, no dia 23 de outubro, em comemoração do Dia da Biblioteca Escolar, para os alunos do Pré-Escolar a proposta foi o visionamento da curta-metragem de animação "Mobile" (publicada neste blogue), seguido de uma breve conversa com os alunos sobre a lição desta história, que nos ensina a lutar pelo que queremos alcançar na vida.


Já para os alunos do 2.º, 3.º e 4.º ano a proposta foi realizarem um Bibliopaper, com o visionamento da curta-metragem de animação "Mobile" no final da atividade.  


Finalmente, para os alunos do 1.º ano, houve uma breve visita guiada à biblioteca, que terminou com a leitura do conto "O tamanho do infinito" do artista, escritor e promotor de leitura Paulo Condessa, um livro sem mãos, que, de forma lúdica, ensina as crianças a pensar nos seus sentimentos e no mundo que as rodeia, em todas as suas dimensões e variações...

Em todas as escolas com Biblioteca Escolar do nosso agrupamento foi proposta pelas Professoras Bibliotecárias a atividade de intercâmbio de postais com outros alunos das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas N.º1 de Abrantes, sob o tema do MIBE "Porque é que eu gosto da minha BE?" Nesta atividade, os alunos aprenderam a escrever um postal, ilustrando-o com uma pintura ou desenho que refletia a sua visão da Biblioteca Escolar. (V. artigo com exemplos dos trabalhos dos alunos, neste blogue)

E houve resultados lindos! Todos os alunos que participaram estão de parabéns!