quinta-feira, 7 de junho de 2018

Encontros com Autora: Danuta Wojciechowska e o livro "Água Doce, fluir com o rio"


No âmbito da Semana do Ambiente e das disciplinas de Estudo do Meio (1.º Ciclo) e Ciências Naturais (2.º Ciclo), no dia 6 de junho, houve Encontros na Biblioteca Escolar da escola sede com a Autora Danuta Wojciechowska, que nos veio apresentar o seu livro interativo "Água Doce, fluir com o rio", ilustrado por si e escrito em conjunto com Joaninha Duarte.


Ao longo de três sessões, os alunos das turmas do 3.º, 4.º e 5.º ano tiveram a oportunidade de conhecer este novo projeto de Danuta Wojciechowska, que nos fala da importância da água doce na nossa vida e na vida do planeta, e da necessidade urgente de tomarmos decisões responsáveis para protegermos este precioso recurso natural. 


Seguida atentamente pelos alunos em cada sessão, a Autora explorou algumas das atividades pedagógicas propostas no livro para se conhecerem as propriedades da água e a sua interação com alguns objetos, assim como os peixes que habitam nos rios e lagos.  

 

Nas palavras da Autora: "O novo livro 'Água Doce, fluir com o rio' explora o maravilhoso mundo da água doce, um recurso limitado e precioso. Através de uma linguagem lúdica, jogos e atividades, assinala-se a importância e a urgência de proteger os cursos de água e os seus ecossistemas. Ao mesmo tempo destaca-se a riqueza deste património, do ponto de vista material e imaterial. Recorrendo a curtas narrativas, factos científicos, dicas e curiosidades, estimula-se a imaginação da criança e o seu sentido crítico perante o modo como usamos a água doce."

Nas palavras dos alunos: "Gostámos muito da apresentação da Danuta porque o seu livro apresenta textos criativos que nos ajudam a aprender - por exemplo, o ciclo da água. Tem experiências curiosas e interessantes. O livro tem ainda jogos fantásticos que nos ensinam factos sobre a água que desconhecíamos.

A Danuta foi muito simpática e prestável com todos e trouxe com ela muitos materiais giros para nos apresentar o seu livro."

Para ver esta e outras obras da Autora, no seu site LupaDesign: http://lupadesign.pt/?p=51620

Um agradecimento à Autora Danuta Wojciechowska pelas fantásticas sessões de apresentação do seu livro de que os alunos tanto gostaram, à Professora Susana Costa de Ciências Naturais pela proposta de colaboração e organização da atividade, e à Senhora Vereadora da Educação Dra. Ana Cabral, da Câmara Municipal de Pombal, pelo apoio que deu a este Projeto.

NB: Aplicação de "máscaras" nas imagens em cumprimento do DEL 1495 de 2016: 
https://www.cnpd.pt/bin/orientacoes/DEL_1495_2016_dados_alunos_Internet.pdf